domingo, 31 de dezembro de 2017

Xi Jinping - Quem é o homem mais poderoso do mundo em 2017, segundo o The Economist?

O líder chinês, Xi Jinping, eleito este ano como o homem mais poderoso do mundo, é também  um grande reformador, sendo equiparado a Mao Tsé-Tung e Deng Xiaoping.

Hoje focaremos nas  realizações e importância de Xi Jinping para China e sua posição no tabuleiro geopolítico e posteriormente pretendemos lançar uma matéria mais densa e completa, jogando luz sobre a história dessa importante figura.

Xi Jinping conquistou notoriedade mundial, consolidando a China como líder na economia mundial, tendo sido responsável pelo forte investimento tecnológico e poderio militar da nação asiática.

Durante o 19º Congresso do Partido Comunista da China, Xi Jinping foi elevado a um status semelhante ao de Mao Tsé-tung e Deng Xiaoping, líderes que promoveram mudanças históricas e que gravaram seu nome na história da China.

 Xi Jinping se consagra como o presidente chinês com maior poder nas últimas décadas, tendo tido aprovada pelo Congresso a inclusão das suas "doutrinas" na Constituição do Partido, se tornando uma nova referência que será estudada nas escolas com "Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era".

Para entender um pouco melhor o que isso significa de maneira prática, a China como a maioria das nações tem sua Carta Magna, a qual dificilmente será alterada, porém, o Partido Comunista tem uma Constituição própria, a qual serve como direcionamento para seus 89 milhões de membros e que norteia os rumos políticos e econômicos da China.

Desde que assumiu a liderança da China, em 2012, Xi Jinping vem promovendo uma importante luta contra a corrupção no país, que tem sido implacável e já até o momento na punição de mais de 1 milhão de funcionários públicos envolvidos em casos de corrupção, Com mais de 170 ministros e vice-ministros sendo demitidos e muitos deles acabaram presos após serem acusados de crimes de corrupção, má conduta e transgressão das diretrizes do partido. Sendo considerado o maior expurgo da história chinesa desde Mao Tsé-Tung, atingindo um número superior aos expurgos realizados na China no período de 1949 – 2012, sendo uma postura marcante do governo de Xi Jinping.

A “Doutrina de Xi” tem como objetivo projetar força nos planos econômicos, político e militar. Para entendermos um pouco, vamos colocar abaixo um pouco sobre os pontos chave dessa nova doutrina:
1.     Garantir a liderança do partido sobre todo o trabalho
2.     Comprometer-se com um enfoque centrado na sociedade
3.     Continuar com uma reforma integral e profunda
4.     Adotar uma nova visão de desenvolvimento
5.     Ver que a sociedade é que governa o país
6.     Garantir que qualquer área de governo esteja baseada no direito
7.     Defesa dos valores socialistas
8.  Garantir e melhorar as condições de vida da sociedade por meio do desenvolvimento
9.    Garantir a harmonia entre o homem e a natureza
10.  Buscar um enfoque global para a segurança nacional
11. Defender a absoluta autoridade do Partido Comunista sobre o Exército popular
12.  Defender o princípio de "um país, dois sistemas" e promover a reunificação nacional
13.  Promover a construção de uma sociedade de futuro compartilhado com toda a humanidade
14.  Exercer um controle total e rigoroso do partido

No campo militar, nenhuma outra área foi reestruturada de forma mais radical pelo governo do que a militar. Xi Jinping promoveu uma reorganização e modernização em larga escala. Neste sentido uma das mais importantes mudanças foram as demissões de cerca de 60 comandantes como parte de um plano de inserir um estilo ocidental e o comando conjunto, limpando as fileiras do exército dos corruptos e colocando jovens oficiais em postos de comando.

No campo tecnológico, temos assistido um grande crescimento no poderio militar chinês, com surpreendente rapidez temos visto a esquadra chinesa aumentar em números e capacidades, além de novos e importantes meios aéreos e de defesa no geral.

Xi Jinping é com certeza um líder que detém o mérito de ter sido apontado como homem mais poderoso do mundo neste ano de 2017, e devemos manter os olhos no mercado chinês o qual tem sido o principal motor da economia mundial, se tornando um importante ator no cenário geopolítico sob a liderança de Xi Jinping.

Nosso parceiro, Cmte Robinson Farinazzo, apresenta um vídeo muito interessante sobre essa figura emblemática no cenário mundial, acessem o canal "Arte da Guerra" e confiram esse trabalho que complementa nossa matéria. Click aqui.

Por Angelo Nicolaci - Jornalista, editor do GBN News, graduando em Relações Internacionais pela UCAM, especialista em geopolítica do oriente médio e leste europeu, especialista em assuntos de defesa e segurança.


GBN News e Canal "Arte da Guerra" - A informação começa aqui
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger