terça-feira, 25 de maio de 2010

Peru apoia menina que deixou primeira-dama americana em saia-justa


A pequena Daisy, de 7 anos, que nos últimos dias deixou em uma saia-justa a primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, ao dizer que sua mãe era uma imigrante ilegal que temia ser expulsa dos EUA, recebeu uma forte corrente de simpatia do Peru, onde o governo a vê como o símbolo do drama dos imigrantes.

A vida mudou na família de Daisy quando ela disse à Michelle Obama - que visitava a escola em Maryland onde a menina estuda - que o presidente Barack Obama "está levando todos os que não têm documentos".

Após uma resposta de Michelle, a menina insistiu: "mas minha mãe não tem documentos".

Esta última frase, em frente às câmeras de televisão, gerou um impacto imediato e trouxe à tona o espinhoso tema dos imigrantes ilegais.

Mas, para sua família, o comentário da menina converteu-se em um problema, ante a possibilidade de que - visíveis agora à imprensa - sua mãe e seu pai sejam deportados.

Os pais de Daisy - Natalia Julca e Angel Cuevas - viajaram aos Estados Unidos em julho de 2002. Deixaram em Lima, ao cuidado dos avós, sua filha July (de 9 anos e que atualmente mora em Lima). Daisy nasceria meses depois nos Estados Unidos, onde adquiriu a nacionalidade.

Genaro Julca, avô de Daisy, conversou na segunda-feira com sua filha Natalia e ela garantiu estar sendo ajudada por um advogado.

"Minha filha me disse 'não se preocupe, papai, eu estou tranquila, minha rotina está normal e Daisy segue indo ao colégio'", disse à AFP Genaro Julca, que vive em um bairro popular de Lima.

José Herrera Robles, advogado peruano especialista em temas migratórios, não é tão otimista.

Os pais de Daisy "correm o risco de ser deportados ainda que Michelle Obama tenha prometido o contrário. Juridicamente, é impossível que a primeira dama detenha a execução de uma lei contra alguém que cometeu um delito", explicou Herrera.

Já o presidente do Peru, Alan García, somou-se à onda de simpatia gerada pela menina. "Me enche de orgulho que uma menina peruana represente, neste momento, todo este enorme problema da imigração latino-americana nos Estados Unidos", disse o presidente.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger