segunda-feira, 31 de maio de 2010

Apoio ao primeiro-ministro do Japão desaba


A popularidade do primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama, ficou em 17%, após sua decisão de manter em Okinawa uma polêmica base militar dos Estados Unidos, segundo a última pesquisa divulgada hoje pelo jornal "Asahi Shimun".

O acordo anunciado na sexta-feira pelo Japão e EUA, após oito meses de deliberações, é quase idêntico ao que estava em vigor desde 2006, que estabelece a mudança da base de Futenma para uma região menos povoada de Okinawa, mas dentro dessa mesma ilha japonesa, contra o prometido por Hatoyama em sua campanha eleitoral.

Várias pesquisas divulgadas hoje mostram que a popularidade de Hatoyama, eleito no final de agosto com maioria absoluta, está muito baixa.

Uma pesquisa do jornal econômico "Nikkei" indica que 63% dos japoneses acreditam que seu premiê deveria renunciar, por causa do mau manejo do assunto de Futenma, quando também crescem as vozes críticas dentro de seu próprio partido, o Democrático (PD).

Azuma Koshiishi, número três do PD, disse este domingo que "a situação é grave" e que "o partido deve tomar decisões adequadas".

Segundo a enquete do "Asahi Shimun", 70% dos consultados desaprovam a gestão de Hatoyama, enquanto, em outra pesquisa do jornal "Mainichi" divulgada hoje, 58% opinam que o chefe de Governo deveria renunciar por causa de Futenma.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger