segunda-feira, 31 de maio de 2010

ONU chocada com ataque israelense contra ajuda para Gaza


A Alta Comissária de Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, se declarou chocada com a operação executada pelo Exército de Israel contra uma frota pró-palestina de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, que deixou pelo menos 19 mortos.

"Estou chocada com as informações de que a ajuda humanitária enfrentou violência esta manhã, o que provocou morte e ferimentos quando o comboio se aproximava da costa de Gaza", declarou Pillay.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, afirmou hoje estar "chocado" com o ataque israelense a uma flotilha (agrupamento de navios) que levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza. Segundo o Exército de Israel, morreram mais de dez pessoas no ataque. Ban pediu uma investigação completa do incidente.

"Eu estou chocado com os relatos de mortos e feridos de pessoas em barcos levando suprimentos para Gaza", afirmou Ban em entrevista coletiva, após a abertura em Uganda de uma conferência do Tribunal Penal Internacional (TPI). "Eu condeno esta violência", disse. "É vital que haja uma investigação completa para determinar exatamente como essa matança ocorreu."

"Eu acredito que Israel deve urgentemente fornecer uma explicação completa", disse. O chefe da ONU pediu uma resposta coordenada da comunidade internacional ao problema.

Fonte: AFP/Estadão
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger