quarta-feira, 26 de maio de 2010

Chancelaria russa critica instalação de mísseis dos EUA na Polônia


A diplomacia russa criticou fortemente nesta quarta-feira a instalação na Polônia de mísseis americanos antiaéreos Patriots, uma medida que segundo Moscou representa um perigo para a "estabilidade regional".

"Tais ações (...) não levam a um reforço da estabilidade regional, ao contrário, isso reduz o nível de confiança", afirmou um porta-voz do ministério de Relações Exteriores russo à agência Interfax.

"Não se pode entender por que tal região foi escolhida para a instalação, quando está justamente na fronteira com a Rússia", completou, afirmando que a Rússia não recebeu nenhuma "resposta verdadeira" de Washington e Varsóvia em relação a seus questionamentos.

Uma primeira bateria de mísseis Patriots chegou no domingo a Morag, no nordeste da Polônia.

O país fechou em fevereiro um acordo sobre o futuro estatuto da base de tropas americanas em solo polonês, que abriu o caminho para a instalação dessas baterias.

A questão da defesa antimíssil americana prejudica há algum tempo as relações com a Rússia, apesar de os Estados Unidos terem abandonado em setembro de 2009 seu projeto de instalar na Europa um potente radar e interceptadores de mísseis.

A administração do presidente americano Barack Obama elaborou um novo projeto para se defender de mísseis de curto e médio alcance, e não mais de longo alcance, depois de uma reavaliação da ameaça iraniana. Essa decisão acalmou um pouco as preocupações russas.

Fonte: France Presse
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger