terça-feira, 25 de maio de 2010

Chávez diz que EUA têm inveja de Brasil e Turquia por acordo com o Irã


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que os Estados Unidos têm "inveja" do Brasil e da Turquia por causa da intermediação na tentativa de firmar acordo nuclear entre o Irã e a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) e por isso continua defendendo sanções ao país persa.

"Os Estados Unidos têm inveja, porque querem dominar o mundo. Mas acontece que o mundo está escapando das mãos deles. Acontece que o Sul também existe, tanto que estamos aqui para comemorara 200 anos de independência [da Argentina]", disse Chávez, ao descer do avião em Buenos Aires.

O presidente venezuelano também rechaçou as possíveis sanções ao Irã, que são discutidas pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) e tem os EUA como principal articulador. "Deveríamos sancionar o império [EUA], que invadiu o Iraque atropelando as Nações Unidas. Mas não é preciso porque, coitadinhos, já têm tantos problemas".

Chávez disse ainda que foi convidado pelo Brasil e pela Turquia a participar da intermediação, mas disse que não pôde ir a Teerã. "Os dois me convidaram inclusive para revisar alguns detalhes técnicos. Tentamos colaborar de alguma forma. Foi um grande logro da diplomacia sul-americana e, pessoalmente de Lula", disse Chávez.

Fonte: Folha
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger