segunda-feira, 24 de maio de 2010

Irã notifica AIEA sobre acordo com Brasil e Turquia


O Irã entregou nesta segunda-feira (24), em Viena, ao presidente da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Yukiya Amano, uma carta na qual notifica o organismo da ONU sobre o acordo acertado com o Brasil e a Turquia para o enriquecimento de urânio iraniano em território turco, segundo informações da diplomacia iraniana.

"Entregamos a carta", indicou a fonte depois de uma reunião na qual participaram diplomatas brasileiros e turcos.

O documento é assinado pelo chefe do programa nuclear iraniano, Ali Akbar Salehi

O acordo assinado em 17 de maio passado, em Teerã, prevê a troca na Turquia de 1.200 kg de urânio enriquecido a 3,5% por 120 kg de combustível enriquecido a 20% entregue pelas grandes potências e destinado ao reator nuclear médico de Teerã.

Apesar desse acordo, os Estados Unidos conseguiram convencer na semana passada a China e a Rússia a apoiar um projeto de resolução do Conselho de Segurança da ONU para impor novas sanções ao Irã.

A rede de televisão estatal iraniana em árabe al Alam citou a carta de Salehi dizendo que o acordo era "um grande passo adiante" em direção a dissolver as tensões envolvendo o programa de energia nuclear iraniano.

Para a agência de notícias semi-oficial Fars a carta "será o começo de negociações mais detalhadas na troca de combustível através da assinatura de um acordo assinado".

"Esperamos que a agência [AIEA] deixará o Grupo de Viena conhecer o conteúdo desta carta, com um reflexo positivo do Grupo de Viena para nós", dizia a carta, segundo a Fars. O Grupo de Viena é composto pelo Irã, Rússia, França e Estados Unidos.

Prosseguimento ao acordo

No sábado (22) um parlamentar iraniano anunciou que o país pretende levar adiante o acordo feito com o Brasil e a Turquia para a troca de combustível nuclear, apesar da proposta para novas sanções contra o país na ONU (Organização das Nações Unidas).

"O Irã está comprometido com a promessa que fez e quer torná-la operacional e vai submeter o acordo à AIEA [Agência Internacional de Energia Atômica]", afirmou Alaeddin Boroujerdi, presidente de comitê parlamentar de Relações Exteriores e Segurança Nacional, segundo a agência de notícias IRNA.

"A propaganda dos norte-americanos não terá efeito na decisão iraniana. Pedimos aos países favoráveis à resolução contra o Irã para não serem manipulados pelos EUA", afirmou.

O Ocidente teme que o Irã pretenda desenvolver armas nucleares, mas o Irã afirma que o seu programa é para fins pacíficos.

Turquia, Brasil e Irã pediram uma suspensão das discussões sobre as sanções por causa do acordo de troca de combustível, mas as potências ocidentais suspeitam que o acordo seja uma tática iraniana para evitar ou postergar as sanções.

Fonte: Folha
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger