segunda-feira, 31 de maio de 2010

Israel ataca frota humanitária e mata 16 pessoas


A Marinha de Israel atacou nesta segunda-feira uma frota de embarcações com ativistas pró-palestinos que tentavam furar o bloqueio à Faixa de Gaza e entregar suprimentos à região.

Segundo a TV israelense, até 16 pessoas teriam morrido. Em entrevista à rádio do Exército, o ministro da Indústria e Comércio de Israel, Binyamin Ben-Eliezer, disse lamentar as mortes.

A exata localização das embarcações é incerta. Israel teria advertido as embarcações para que não invadissem suas águas territoriais.

Mas, segundo os ativistas, os barcos estavam em águas internacionais, a mais de 60 quilômetros da costa.

Suprimentos

Os barcos, organizados pela ONG Free Gaza, levavam 750 ativistas e cerca de 10 mil toneladas de suprimentos para a Faixa de Gaza.

Imagens da TV turca feitas a bordo do barco turco que liderava a frota mostram soldados israelenses lutando para controlar os passageiros.

As imagens mostram algumas pessoas, aparentemente feridas, deitadas no chão. O som de tiros pode ser ouvido.

A TV árabe Al-Jazeera relatou, da mesma embarcação, que as forças da Marinha israelense haviam disparado e abordado o barco, ferindo o capitão.

A transmissão das imagens pela Al-Jazeera foi encerrada com uma voz gritando em hebraico: "Todo mundo cale a boca!".

'Provocação'

A frota de seis embarcações havia deixado as águas internacionais próximo à costa do Chipre no domingo e pretendia chegar a Gaza nesta segunda-feira.

Israel havia dito que bloquearia a passagem dos barcos e classificou a campanha de "uma provocação com o intuito de deslegitimar Israel".

Israel decretou um bloqueio quase total à entrada de mercadorias na Faixa de Gaza desde que o grupo islâmico Hamas tomou à força o controle da região, em junho de 2007.

O Hamas é acusado pelos disparos de milhares de mísseis contra o território israelense na última década.

Israel diz que permite a entrada de 15 mil toneladas de suprimentos de ajuda humanitária a Gaza a cada semana.

Mas a Organização das Nações Unidas diz que isso é menos de um quarto do necessário.


Fonte: BBC Brasil

Nota do Blog: Onde estão os Direitos Humanos? Onde esta o Conselho de Segurança da ONU?

Eu fico muito decepcionado com a sociedade internacional, pois permite que um país como Israel pratique tais atos sem qualquer forma de repreenssão ou sanções. Porque uma nação como Israel deve estar acima das leis internacionais? Ninguém os condena por claros atos de crime contra a humanidade, seja por este ataque a uma frota de embarcações civis que levavam ajuda humanitária, ou pelos ataques pesados e indiscriminados contra mulheres e crianças na faixa de Gaza, uma forma sistemática de reprimir e controlar um povo que clama por sua liberdade e direitos como os próprios judeus fizeram sob o julgo do nazismo.

Vejam o caso do Irã, todos querem sanções contra seu programa nuclear, sendo que este visa fins pacíficos, até podemos desconfiar das intenções iranianas quanto a isso, mas quem pressiona Israel a aderir ao TNP? Quem pressiona Israel para que permita a comunidade internacional através da AIEA inspecionar seu arsenal nuclear que é uma ameaça real e imediata naquela região do planeta?

Que os lideres mundiais abram os olhos e resolvam fazer justiça e não tratar cada qual com um peso ou medida diferente diante de um mesmo cenário.
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger