quarta-feira, 26 de maio de 2010

Presidente do Irã faz apelo para que Obama aceite acordo nuclear


O líder do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, pediu nesta quarta-feira que o presidente dos EUA, Barack Obama, aceite o acordo nuclear mediado por Brasil e Turquia. Segundo ele, o líder americano "perderá uma oportunidade histórica" de cooperação com Teerã caso o rejeite.

"Há pessoas no mundo que querem jogar o sr. Obama contra a nação iraniana e levá-lo a um ponto sem volta, onde o caminho para sua amizade com o Irã estará bloqueado para sempre", disse Ahmadinejad durante discurso na cidade de Kerman, no sul do país.

"O sr. Obama deve saber que essa proposta é uma oportunidade histórica (...) e que se essa oportunidade for perdida, eu duvido que a nação iraniana dará outra chance a ele no futuro".

Os EUA rejeitaram o pacto nuclear fechado na semana passada, o apontando como uma estratégia do Irã para evitar novas retaliações da ONU devido a seu programa nuclear.

O acordo prevê o envio por parte do Irã de 1.200 quilos de urânio enriquecido para a Turquia, reduzindo assim o seu suprimento para um potencial uso bélico. Os iranianos receberiam em troca combustível para o seu reator de pesquisa.

Apesar disso, os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas chegaram a um acordo sobre um projeto de resolução com novas sanções contra o Irã.

Turquia e Brasil e Irã pediram uma suspensão das discussões sobre as sanções por causa do acordo de troca de combustível, mas as potências ocidentais suspeitam que o acordo seja uma tática iraniana para evitar ou postergar as sanções.

O Ocidente teme que o Irã pretenda desenvolver armas nucleares, mas Teerã afirma que o seu programa tem fins pacíficos.

Carta

Em visita à China, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse nesta terça-feira que a carta entregue pelo Irã à AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) era "inadequada" e "não responde às preocupações internacionais sobre as ambições de Teerã".

A oferta de Teerã é similar a um esboço elaborado pela ONU que os EUA e seus aliados pressionaram o Irã a aceitar no ano passado, mas que na época foi rejeitado.

"Se [os EUA e seus aliados] dizem a verdade quando falaram em cooperação (...), eles deveriam aceitar essa oferta", disse Ahmadinejad.

"Mas se eles procuram desculpas, devem saber que o caminho para a interação estará fechado".

O presidente iraniano fez também um alerta à Rússia, dizendo que o apoio do país a uma nova rodada se sanções contra o Irã "fere as relações amigáveis" dos dois países vizinhos.

"Justificar o comportamento do sr. Medvedev se tornou muito difícil. A nação iraniana não sabe mais se [os russos] são amigos ou se estão contra nós. Isso não é aceitável", disse.

Fonte: Folha
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger