segunda-feira, 24 de maio de 2010

Presidente sul-coreano anuncia bloqueio do comércio com Coreia do Norte


O presidente sul-coreano, Lee Myung-bak, anunciou hoje a suspensão dos intercâmbios comerciais com a Coreia do Norte e exigiu desculpas do regime comunista de Pyongyang por torpedear uma corveta sul-coreana e matar 46 marinheiros em março.

Em discurso transmitido pela televisão, Lee confirmou também que Seul levará o caso perante o Conselho de Segurança da ONU para reivindicar sanções a Pyongyang, e advertiu que seu governo tomará medidas de autodefesa em caso de "uma nova provocação" norte-coreana.

O presidente sul-coreano fez estas declarações depois que na quinta-feira uma equipe internacional de investigadores concluiu que foi um torpedo norte-coreano que afundou a corveta "Cheonan" no dia 26 de março e matou 46 de seus 104 tripulantes.

Lee insistiu em que o ataque foi uma "provocação militar" norte-coreana e exigiu de Pyongyang que castigue imediatamente os responsáveis e aqueles que estiveram envolvidos no que definiu como uma agressão "de surpresa".

Também reivindicou desculpas imediatas do regime norte-coreano à Coreia do Sul "e à comunidade internacional".

Além de suspender os intercâmbios comerciais, o presidente sul-coreano anunciou a proibição de navegação de navios norte-coreanos em águas sob controle sul-coreano, que até agora se permitia em virtude do Acordo Intercoreano de Transporte Marítimo.

Lee, no entanto, ressaltou que o objetivo sul-coreano "não é um confronto militar" entre as duas Coreias, mas a estabilidade e a paz na península, dividida e confrontada desde a final da Guerra da Coreia (1950-1953).

Por isso, o presidente sul-coreano pediu que o regime comunista de Pyongyang mude sua postura para solucionar o problema da península coreana.

O afundamento do navio foi o incidente mais grave ocorrido na disputada fronteira marítima do Mar Amarelo entre as duas Coreias desde o fim da Guerra da Coreia.

Exercícios militares

A Coreia do Sul também anunciou manobras militares na segunda metade do ano dirigidas a prevenir a proliferação armamentista da Coreia do Norte, como resposta ao ataque a uma corveta sul-coreana em março que causou a morte de 46 marinheiros.

Em entrevista coletiva, o ministro da Defesa sul-coreano, Kim Tae-young, disse que a Marinha sul-coreana realizará na península estes exercícios militares no marco da Iniciativa internacional de Segurança contra a Proliferação de armas de destruição em massa.

Também participará ativamente em manobras conjuntas que acontecem em setembro na Austrália, acrescentou o ministro.

Apesar de Seul não participar dos exercícios internacionais da iniciativa para não provocar Pyongyang, em maio de 2009, após o segundo teste nuclear norte-coreano, decidiu se unir como observador e agora defende uma participação mais ativa.

Além disso, Seul prevê realizar junto com os Estados Unidos manobras anti-submarino em águas sul-coreanas e retomará táticas de guerra psicológica contra o regime comunista da Coreia do Norte, como atos de propaganda através de alto-falantes na região desmilitarizada, suspensos desde 2004.

Estas medidas têm como objetivo evitar que a Coreia do Norte "realize mais provocações e para que reconheçam que uma ação ilegal conduzirá à consequente resposta", disse o ministro da Defesa.

Pouco depois deste anúncio, o regime norte-coreano, com sua habitual retórica bélica, assegurou que disparará contra os alto-falantes da zona desmilitarizada no caso de Seul emitir propaganda.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger