sábado, 20 de fevereiro de 2010

Tempestade em alto mar pode ter causado naufrágio de veleiro


A Marinha diz que uma tempestade em alto mar, como as de cinema, pode ter causado o naufrágio de um veleiro canadense no litoral do Brasil.

Em setembro do ano passado ele saiu do Canadá com jovens entre 16 e 21 anos de nove países. Passou pelo Reino Unido, Mar Mediterrâneo e África. Cruzou o Atlântico e chegou ao Recife em janeiro. No início de fevereiro, partiu em direção a Montevidéu.

O último contato do veleiro foi feito na quarta-feira (17) à noite, e foi um pedido de socorro. Quase 24 horas depois um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) encontrou os botes salva vidas com as 64 pessoas vivas, a quase 560 km da costa brasileira.


Satélite

As fotos feitas por um satélite meteorológico norte-americano mostram as condições na região na quarta à noite, quando aconteceu o naufrágio. Dois fenômenos podem ter piorado o tempo no local onde o Concórdia passava.

Primeiro uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul chegou à região. Ela foi seguida de muito perto pelo que os meteorologistas chamam de sistema de alta pressão.

A frente fria formou as nuvens, o sistema de alta pressão aumentou o vento. As ondas podem ter chegado a três metros de altura. Os ventos fizeram o veleiro virar. Logo depois ele afundou.

“O vento forte normalmente levanta muito o mar. O que nós vemos nos filmes acontecem também na realidade”, afirmou o vice-almirante Gilberto Max, comandante do Primeiro Distrito Naval.

Depois que os aviões encontraram os botes as pessoas foram socorridas por navios cargueiros que passavam pela região.

Na noite desta sexta-feira (19) começou o trabalho de transferência da tripulação e dos estudantes para duas embarcações da Marinha Brasileira, mas o trabalho teve que ser interrompido por causa do mau tempo. É possível que os cargueiros tenham que vir até o Rio trazer os socorridos, o que só deve acontecer na manhã deste sábado (20).

Fonte: Portal G1
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger