segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Petraus afirma que resistência dos talibãs está um pouco desarticulada


O general americano David Petraeus, que comanda as tropas do país no Iraque e Afeganistão, afirmou neste domingo que a resistência dos talibãs à ofensiva militar liderada pelos Estados Unidos é "formidável, mas um pouco desarticulada", e que os EUA estão elevando o tom na tentativa de deter o programa nuclear do Irã.

"Alguns deles se surpreenderam pela maneira como a operação é conduzida. Mas sem dúvidas há batalhas duras", disse Petraeus, diretor do Comando Central dos Estados Unidos, ao programa de televisão da NBC "Meet the Press".

A operação Mushtarak, o primeiro teste da nova estratégia do presidente Barack Obama, entrou na segunda semana com lutas armadas e minas espalhadas que atrasam as tentativas para controlar as áreas de Nad Ali e Marjah na província de Helmand, sul do Afeganistão.

Petraeus advertiu os talibãs que este é apenas o início de uma campanha de longo prazo ordenada por Obama e aplicada pelo general Stanley McChrystal, que leva os 113.000 militares dos Estados Unidos e da OTAN a combater os insurgentes.

No mesmo programa o general Petraeus afirmou que os Estados Unidos estão elevando o tom na tentativa de deter o programa nuclear do Irã, se encaminhando para a pressão.

"Acredito que ninguém pode dizer que os Estados Unidos e o resto do mundo não deram ao Irã todas as oportunidades para resolver os problemas pela via diplomática", disse Petraeus.

"Isto nos deixa uma base sólida para continuar no que se chama o caminho da pressão. Este é o caminho no qual estamos envolvidos agora", disse Petraeus no programa "Meet the Press" do canal NBC.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger