quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Brasil pede à ONU que intervenha na questão das Malvinas


O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, propôs nesta terça-feira, em Cancún, que a ONU "reabra o debate" sobre a questão entre a Argentina e a Grã-Bretanha pela soberania das ilhas Malvinas, depois do apoio concedido aos países da América Latina ao governo de Buenos Aires.

"É necessário que comecemos a lutar para que o Secretário-Geral das Nações Unidas reabra esse debate com muita força", disse o presidente brasileiro ao referir-se à questão da jurisdição do arquipélago.

Segundo Lula, "não é possível que a Argentina não seja dona das Malvinas e seja um país (Grã-Bretanha) a 14 mil quilômetros de distância?", questionou.

Qual é a explicação geográfica, política e econômica de a Inglaterra estar nas Malvinas? Qual a explicação política de as Nações Unidas já não terem tomado uma decisão?", indagou o presidente.

Na opinião de Lula, a resposta para esse questionamento pode estar no fato de a Grã-Bretanha ser um dos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.

A Grã-Bretanha ocupa desde 1833, com o nome de Falklands, o arquipélago das Malvinas, situado a 500 km da Argentina.

A companhia britânica Desire Petroleum anunciou segunda-feira ter iniciado as operações de prospecção, ao longo das Malvinas.

A diplomacia argentina afastou várias vezes a possibilidade de intervenção militar nas ilhas e seu ministro das Relações Exteriores, Jorge Taiana, deve encontrar-se nesta quarta-feira com Ban Ki-moon.

Fonte:AFP

Nota do Blog: A diplomacia Argentina afastou a possibilidade de intervenção militar, mas eu faço uma pergunta a você leitor: Que capacidade a Argentina teria de fazer uma intervenção militar? Lembra muito o caso que publiquei aqui no blog sobre a "Questão Christie" onde a época o Brasil estava em uma posição onde só podia reclamar diplomaticamente e recorrer aos orgãos internacionas.
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger