quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Lula se encontra com Fidel e Raúl Castro em Cuba


O presidente Luis Inácio Lula da Silva encontrou-se nesta quarta-feira, em Havana, com Fidel Castro, depois de percorrer com o atual governante, Raúl, as instalações do porto de Mariel, 50 km a oeste de Havana, em meio à polêmica causada pela morte do preso político em greve de fome Orlando Zapata, por quem a oposição havia pedido que intercedesse.

A amizade do presidente brasileiro por Fidel data de quando era líder sindical. Desde que o cubano adoeceu, em julho de 2006, e transferiu o poder a seu irmão e sucessor, Raúl, reuniu-se com ele duas vezes, em janeiro e outubro de 2008.

Segundo fontes diplomáticas, esta visita, a quarta desde que assumiu o poder em 2003, poderá ser a despedida presidencial de Lula em Cuba, já que seu mandato termina em janeiro de 2011.

Após a reunião com Fidel, Lula tem na agenda assistir a reuniões de trabalho de grupos de ministros e empresários de ambos os países, para depois conversar novamente com Raúl Castro, com quem se encontrou na Conferência do Grupo do Rio no México.

Ambos participaram da assinatura de novos acordos, que se somarão à cooperação existente e aos investimentos estrangeiros na ilha: uma fábrica de cigarros - Brascuba -, a prospecção de petróleo realizada pela Petrobras em águas cubanas do Golfo do México e fábricas de vidros e lubrificantes.

A visita de Lula, em uma viagem que o levará também ao Haiti e a El Salvador, tem alto conteúdo econômico já que o Brasil aprovou créditos a Cuba de cerca de 950 milhões de dólares, 350 milhões para venda de alimentos e 600 milhões para investimentos em agricultura e infraestrutura.

A concessão de emprestimos do Brasil a Cuba alcancará 1,2 bilhão de dólares em 2012 e contempla, também, investimentos em cultivos de arroz e cana-de-açúcar e na indústria farmacêutica.

A cooperação bilateral também ocorre na saúde e educação. Segundo dados oficiais cubanos, 626 jovens brasileiros se graduaram em Cuba em diversos níveis de ensino e, atualmente, 835 estudam, principalmente na área médica.

Após concluir sua apertada agenda nesta quarta-feira em Havana, Lula partirá para o Haiti na manhã de quinta-feira para expressar solidariedade para com a reconstrução da ilha, devastada pelo terremoto de 12 de janeiro; na sexta-feira realizará visita a El Salvador.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger