terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Sérvia apresenta oficialmente candidatura de adesão à União Europeia


A Sérvia apresentou oficialmente, nesta terça-feira, em Estocolmo, sua candidatura de adesão à União Europeia (UE). Mas a ex-república iugoslava, à margem durante longo tempo do processo de integração europeia, ainda tem muitos obstáculos pela frente.

O presidente sérvio, Boris Tadic, deu um primeiro passo simbólico ao entregar a candidatura de seu país ao primeiro-ministro Fredrik Reinfeldt, da Suécia, país que ostenta até 31 de dezembro a presidência rotativa do bloco.

"Levamos 10 anos de vida democrática, 10 anos desde o fim da guerra, 10 anos desde o fim de nosso isolamento. Durante estes 10 anos, nosso principal objetivo tem sido integrar a Sérvia na UE", declarou Tadic em referência à década que se seguiu à queda do regime de Slobodan Milosevic.

Reinfeldt saudou, por sua vez, o "gesto histórico" da Sérvia, que reflete "a forte determinação de seu governo".

Abre-se agora, para Belgrado, um longo processo para a adesão que, de qualquer forma, não acontecerá antes de 2014, levando-se em conta todo o trabalho que ainda tem pela frente este país de 7,5 milhões de habitantes.

Belgrado deve "concluir as reformas, deter os criminososs de guerra" procurados pela justiça internacional e "garantir a democracia e a economia de mercado", enumerou Reinfeldt.

Não houve menção ao Kosovo, cuja independência da Sérvia foi reconhecida por 22 dos 27 países da UE, depois e sua proclamação unilateral em fevereiro de 2008. Belgrado prossegue considerando o território como sua província meridional.

Fonte: AFP
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger