terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Israel prende delator de programa nuclear


O dissidente israelense Mordechai Vanunu foi preso, nesta terça-feira, acusado de falar com "vários estrangeiros", o que constituiria uma violação das condições sob as quais foi liberado da prisão em 2004, de acordo com a polícia de Israel.

O israelense cumpriu 18 anos de detenção por ter entregue dados confidenciais do programa nuclear israelense e fotografias do centro de pesquisa nuclear de Dimona, deserto do Negev, ao jornal britânico "Sunday Times", em 1986. Na época, ele trabalhava como técnico. Foi com base nas informações de Vanunu que especialistas concluíram que Israel tinha o sexto maior arsenal nuclear do mundo.

Israel não confirma e nem nega possuir o único arsenal atômico do Oriente Médio em uma política de "ambiguidade estratégica".

Depois de deixar a cadeia, Vanunu foi proibido de viajar ao exterior, além de conversar com estrangeiros. As restrições, impostas pela Suprema Corte de Israel, foram condenadas por grupos de defesa dos direitos humanos. Vanunu nega que seja uma ameaça à segurança e afirma que quer viver no exterior.

Esta não é a primeira vez que Vanunu é preso por violar suas restrições. Em 2007, ele foi condenado a seis meses de prisão também por conversar com estrangeiros.

Judeu convertido ao cristianismo, Vanunu afirma que a negativa de Israel em submeter seu programa nuclear a inspeções internacionais inflama as tensões na região e cria cenário pra um "segundo Holocausto". Ele afirma ainda que o Estado judaico não tem direito de existir.

Fonte: Folha

Nota do Blog: Que coisa curiosa, Israel tem arsenal nuclear e ninguém faz qualquer pergunta ou pressão sobre ele, mas o Irã pretende ter usina nuclear e todo mundo cai em cima, porque um peso e dua medidas? Todos já sabem a clara resposta.
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger