domingo, 20 de dezembro de 2009

Colômbia é vulnerável a possíveis agressões externas


A Colômbia tem "vulnerabilidades sérias" frente a eventuais agressões externas, em um momento no qual aumentou o risco de que estas aconteçam, admitiu o ministro da Defesa colombiano, Gabriel Silva, em entrevista publicada hoje pelo jornal "El Tiempo".

"Estamos concentrados na ameaça interna" das guerrilhas e do narcotráfico, "mas apareceu o risco, porque assim foi colocado de maneira muito direta e muito clara, de uma eventual ação externa contra a Colômbia", ressaltou Silva.

O ministro disse que, diante desse risco, a Colômbia está fazendo os "investimentos necessários para ter capacidade de dissuasão e de reação".

O Exército colombiano abriu ontem sete novos batalhões --dois deles em Departamentos fronteiriços com a Venezuela-- e planeja ampliar a capacidade de uma base militar localizada também perto dos limites com esse país.

"Não se trata de se preparar para uma agressão, trata-se de se preparar para evitá-la. Quero insistir nisso: estamos nos preparando para evitar uma agressão. Não entraremos nunca em uma corrida armamentista", enfatizou.

Colômbia x Venezuela

A Colômbia está há meses em meio a grave crise com a vizinha Venezuela, cujo presidente, Hugo Chávez, chegou inclusive a chamar os cidadãos e militares de seu país a "se preparar para a guerra".

Chávez considera uma "ameaça" para a segurança regional o acordo assinado entre Bogotá e Washington para que militares americanos possam usar bases colombianas.

"Pelo respeito da Colômbia aos procedimentos legais, talvez houve uma gestão que não foi acertada. Falou-se do tema primeiro e mais nos Estados Unidos do que aqui. Vamos dizer a verdade: isso nos saiu mal", comentou Silva, sobre a difusão e explicação desse acordo militar.

Acordo

O acordo com os Estados Unidos despertou inquietação tanto na Venezuela quanto em outros países latino-americanos.

Segundo o ministro, os acordos de cooperação da Colômbia não só com os EUA, mas com outros países como México, Peru, Chile e Panamá, são necessários, porque "ainda há muito a fazer e falta muito para derrotar o narcotráfico, que é o combustível do terrorismo".

O ministro acrescentou que as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), a guerrilha mais antiga da América Latina, não estão "agonizando nem terminadas", e alertou que a capacidade terrorista do grupo continua "muito alta", apesar de seu estado de "debandada e de total colapso".

Sobre o recente anúncio da aliança entre as Farc e a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN) feito pelos comandantes de ambos os grupos, disse que, quando "dois inimigos ferrenhos se unem, fazem isso por fraqueza".

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger