segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Avanços no Gripen NG


O SAAB Gripen NG tem demonstrados novos avanços em seu projeto, recentemente foi divulgado pela SAAB novos progressos em teste de seu demonstrador de tecnologia.

Entre as novidades mais visíveis, destacam-se os sensores do sistema de alerta contra mísseis e a antena do sistema de comunicações via satélite.

O radar AESA, ou seja, o sistema de varredura eletrônica ativa, é um dos recursos modernizados do Gripen. Simplificando, pode-se dizer que se trata de um radar feito de muitos elementos diminutos de antena, montados de maneira a formar uma grande antena. Cada um destes elementos pode ser controlado individualmente, viabilizando as diversas novas funções. Anteriormente, o radar do Gripen tinha uma antena mecanicamente controlada, com capacidade para iluminar uma só área por vez. Um radar AESA pode rapidamente efetuar a varredura de grandes áreas, monitorar um maior número de alvos simultaneamente, além de conferir ao piloto maior flexibilidade operacional. O novo sistema de comunicações via satélite viabiliza comunicações de voz e dados, através de um satélite.

O Gripen demo já registrou 79 voos de teste, em sua primeira batelada de testes, quando foram testados principalmente a nova configuração do trem de pouso e o novo motor, o F414G. Na segunda batelada, iniciada nesta semana, já foram feitos dois voos de teste, obtendo resultados incentivadores. Além disso, o NG demonstrator foi pilotado por oficiais brasileiros, nos testes de avaliação do Gripen NG para o programa FX-2. A equipe de avaliação pilotou o Gripen NG Demo, no início de abril de 2009. O objetivo destes testes, realizados pela FAB, foi verificar e avaliar o Gripen NG de última geração.

Vale lembrar que a decisão do FX-2 foi postergada para início de 2010, onde o ministro da Defesa deve anunciar a decisão brasileira, onde estão concorrendo além do Gripen NG, o americano F-18 da Boeing e o francês Dassault Rafale. Todos estão anciosos pelo anúncio do vencedor, pois esta novela se estende desde setembro, quando estava programado o anuncio, e chegou até a ocorrer um anuncio de Lula dando o Rafale como vencedor, mas depois voltou atrás devido a não conclusão dos relatórios de avaliação da FAB e da comissão responsável.
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger