segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Brasil prepara medidas contra subsídios dos EUA ao algodão


O Brasil anunciou hoje, na Organização Mundial do Comércio (OMC), que "estão em curso procedimentos internos para definir as contramedidas" que o país poderá impor aos EUA em resposta aos subsídios americanos ao algodão.

O Governo brasileiro disse recentemente que adiaria até fevereiro de 2010 as represálias comerciais contra os Estados Unidos pelas subvenções ao algodão, declaradas ilegais pela OMC.

Na reunião realizada hoje no Órgão de Solução de Controvérsias (OSC) da entidade, a delegação brasileira anunciou que o Brasil está definindo quais seriam as medidas de retaliação, que poderiam ser equivalentes a US$ 829,3 milhões, segundo valores referentes ao ano fiscal de 2008.

Na prática, a represália se traduzirá no aumento das tarifas sobre uma lista selecionada de produtos importados dos EUA, cujo conteúdo o Brasil não tem obrigação de mostrar agora, segundo as regras da OMC.

A delegação brasileira lembrou ainda que a OMC também autorizou o Brasil a adotar "represálias cruzadas", que permitem que as sanções sejam estendidas aos setores de serviços e de propriedade intelectual.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger