quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

EUA ampliam ajuda militar e econômica ao Iêmen após atentado


Os Estados Unidos aumentaram sua ajuda militar e econômica ao Iêmen, diante da crescente ameaça da rede terrorista Al Qaeda e após o atentado frustrado contra um avião comercial, informaram funcionários americanos nesta quarta-feira.

"Até certo ponto, podemos dizer que este incidente voltou a atenção para o Iêmen", admitiu um alto funcionário do departamento de Estado à agência France Presse.

O nigeriano Umar Faruk Abdulmutallab, de 23 anos, disse ao FBI que foi treinado por uma célula da rede Al Qaeda no Iêmen para detonar um explosivo no voo que seguia de Amsterdã para Detroit no Natal.

No ano fiscal de 2010, a ajuda dos Estados Unidos ao Iêmen para desenvolvimento e segurança deve chegar aos US$ 63 milhões, contra US$ 40,3 milhões em 2009, segundo o porta-voz do departamento de Estado Darby Holladay.

"Isto representa um incremento de 56% sobre o ano fiscal de 2009, e de 225% sobre os níveis de 2008", disse Holladay.

Os dois países trocam informação de Inteligência e há suspeitas de que os Estados Unidos ajudaram as forças iemenitas em ataques aéreos contra a Al Qaeda no Iêmen nas últimas semanas.

Washington promove programas para aumentar o emprego, ajudar agricultores, construir escolas e melhorar as condições de vida em várias regiões do Iêmen.

Fonte: France Presse
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger