quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Atentados a bomba matam mais de 30 no Iraque


Um duplo atentado suicida matou pelo menos 27 pessoas e feriu mais de cem numa região sunita do Iraque, na quarta-feira, e uma bomba numa estrada matou sete peregrinos que voltavam de uma importante celebração xiita.

Os ataques mostram a tenacidade dos insurgentes, apesar da redução geral da violência, e refletem a vulnerabilidade de um governo que se prepara para realizar eleições nacionais em março e para substituir as forças dos EUA.

Soldados norte-americanos levaram Qassim Mohammed, governador da província de Anbar (oeste), para Bagdá, depois de ele ser ferido nos atentados em frente à sede do governo provincial, na cidade de Ramadi.

Aparentemente, as explosões aconteceram quando ele chegava para trabalhar. O coronel da polícia Jabbar Ajaj disse que um homem-bomba acionou os explosivos num carro, e o outro veio a pé enquanto Mohammed inspecionava os danos no local. A TV estatal Iraqiya disse que um dos homens-bomba trabalhava como guarda-costas do governador.

Fontes hospitalares e policiais disseram que Sadoon Khraibit, membro do conselho de governo de Anbar, e um subchefe de polícia ficaram feridos nos ataques, que deixaram destroços e sangue na rua. Khraibit morreu no hospital, segundo policiais e familiares.

"Eu estava indo na direção de umas lojas bem ao lado do prédio do governo provincial quando uma enorme explosão aconteceu. Voei pelos ares, e acordei no hospital", disse Ahmed Mahmoud, 30 anos.

Muitos dos 105 feridos são policiais. No hospital de Ramadi, os médicos se aglomeravam em volta de policiais em macas. Entre os feridos havia um bebê, com a fralda e o casaco brancos manchados de sangue.

Fonte: Reuters

Nota do Blog: Todos os dias vemos notícias de atentados e insurgência no Iraque. Eu faço a você leitor uma pergunta e gostaria que deixassem seu comentario a respeito: Será que os EUA vão conseguir realmente deixar no Iraque uma democracia estável quando suas tropas deixarem aquele país? Ou veremos mais um fracasso das políticas americanas ao redor do globo?

Na minha opinião a estabilização do Iraque não se dará a curto ou médio prazo. E a campanha americana foi mais um exemplo de atitude mal estudada e afobada de um governo que não mede as consequencias de suas atitudes.
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger