segunda-feira, 6 de agosto de 2018

O Brasil será a sede da V Conferência das Marinhas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Na manhã da próxima terça-feira (7), nosso editor irá acompanhar a abertura da "V Conferência das Marinhas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)". Evento que pela segunda vez será sediado no Brasil e organizado pela Marinha do Brasil.

O fórum é o mais importante encontro entre as Marinhas e Guardas Costeiras de língua portuguesa, abordando assuntos ligados ao mar. Esta quinta edição do fórum, esta sendo organizado pela Marinha do Brasil, e ocorrerá entre os dias 7 e 9 de agosto, sediado na Escola de Guerra Naval (EGN), na cidade do Rio de Janeiro.

Durante o evento serão apresentadas palestras pelos Chefes das Delegações, tendo como centro das discussões o Tema: “A cooperação entre as Marinhas para exercer a soberania nas águas jurisdicionais dos países”. Nesta edição da conferência, estarão presentes delegações das seguintes Marinhas: Marinha de Guerra Angolana, Marinha do Brasil, Guarda Costeira de Cabo Verde, Marinha de Guerra de Moçambique, Marinha de Portugal, Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe e a Marinha da Guiné Equatorial.

A Conferência das Marinhas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi criada em 17 de julho de 1996, durante a Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo. Atualmente, são países-membros Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné Equatorial. Um dos objetivos gerais da Organização é a cooperação em todos os domínios, inclusive os da educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, oceanos, agricultura, administração pública, comunicações, justiça, segurança pública, cultura, desporto e comunicação social.

No campo de Defesa, foi assinado em setembro de 2006, o “Protocolo de Cooperação da CPLP no Domínio da Defesa”. Esse documento define como objetivo geral "promover e facilitar a cooperação entre os Estados-Membros no domínio da Defesa, através da sistematização e clarificação das ações a empreender”. Dispõe como objetivos específicos:

a) Criar uma plataforma comum de partilha de conhecimentos em matéria de Defesa Militar;

b) Promover uma política comum de cooperação nas esferas da Defesa e Militar;

c) Contribuir para o desenvolvimento das capacidades internas com vista ao fortalecimento das Forças Armadas dos países da CPLP.


O Protocolo estabeleceu os seguintes órgãos como componentes da Defesa da CPLP:

a) Reunião de Ministros da Defesa Nacional ou equiparados dos Estados Membros;

b) Reunião de Chefes de Estado-Maior-General das Forças Armadas ou equiparados dos Estados-Membros;

c) Reunião de Diretores de Política de Defesa Nacional ou equiparados dos Estados-Membros;

d) Reunião de Diretores dos Serviços de Informações Militares ou equiparados dos Estados-Membros;

e) Centro de Análise Estratégica;

f) Secretariado Permanente para os Assuntos de Defesa (SPAD).


Especificamente sobre o encontro ocorrido entre as Marinhas, nos dias 2 a 4 de julho de 2008, ocorreu o "I Simpósio das Marinhas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa", realizado na Academia da Marinha de Portugal, na cidade de Lisboa, que teve como tema central: “O papel das Marinhas no atual contexto internacional”. O "II Simpósio" aconteceu no período de 30 de junho a 1º de julho de 2010, sediado em Luanda, capital de Angola, e teve como tema: “As Marinhas e os desafios do Século XXI”. O "III Simpósio" ocorreu no ano de 2012, entre os dias 8 e 10 de maio, na cidade do Rio de Janeiro e teve como tema: “Garantia da defesa e segurança marítimas, em âmbito nacional, regional e global. A cooperação entre as Marinhas para o monitoramento e o controle do tráfego marítimo nas águas jurisdicionais dos países”. O penúltimo evento, já adotando a designação de Conferência, ocorreu na capital de Moçambique, Maputo, em fevereiro de 2015. O tema central foi: “Importância do Mar para o Desenvolvimento dos Países da CPLP”.

Nós estaremos presentes e traremos uma cobertura desse importante evento promovido pela Marinha do Brasil.


GBN News - A informação começa aqui
com informações do CCSM da Marinha do Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger