segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Crise envolvendo refugiados venezuelanos se agrava em Pacaraima (RR)

O estopim para o ataque de brasileiros á venezuelanos na cidade de Pacaraima no último sábado (18), teria sido o crescente índice de violência envolvendo venezuelanos, tendo sido um assalto contra uma churrascaria, onde um brasileiro teria sido esfaqueado pelos venezuelanos que realizaram o assalto a gota d'água para uma resposta da população revoltada com a difícil situação que tem sido criada com a entrada de milhares de venezuelanos que fogem do regime de Maduro.

Cerca de 1,2 mil venezuelanos já deixaram o Brasil após a onda de ataques ocorridos neste sábado, segundo o coronel do Exército Hilel Zanatta, que comanda a operação Acolhida, de atendimento aos estrangeiros.

Segundo Zanatta, parte dos venezuelanos que saíram do Brasil estavam no centro de triagem dos imigrantes que chegam ao país. O posto chegou a suspender os atendimentos no sábado. A fronteira, por onde passam atualmente cerca de 800 estrangeiros por dia, permanece aberta, mas o fluxo de imigrantes caiu pela metade.

A cidade de Pacaraima é a principal porta de entrada para os refugiados venezuelanos, e a crise no país vizinho tem criado uma crise humanitária sem precedentes naquela região do Brasil. Segundo a prefeitura, cerca de 1,5 mil imigrantes moram nas ruas da cidade, um número que equivale a aproximadamente 10% da população local. As condições precárias e falta de infraestrutura, além do aumento da criminalidade tem sido um dos fatores que aumentam as tensões.

Após quinze anos da morte de Sergio Vieira de Mello, brasileiro que marcou seu nome na história com sua dedicação a resolução de crises envolvendo refugiados, um dos maiores expoentes brasileiros na história da ONU,é triste ver que não temos dado a detida atenção a crise que se instala em nossas fronteiras com a Venezuela, onde o governo não tem dado a devida atenção a grave crise que toma a cidade de Pacaraima.


GBN News - A informação começa aqui
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger