domingo, 19 de agosto de 2018

As corvetas e o rumo do Brasil


Diante das muitas especulações sobre o adiamento do anúncio sobre os finalistas do Programa de Corvetas Classe Tamandaré, qual preferimos aguardar as informações oficiais da Marinha do Brasil. Desta forma,  publicamos na última sexta-feira (17) a nota da Instituição Militar  que nos foi enviada pelo CCSM, a qual esclarecia os fatos publicados pela Folha de SP.

Conforme esclarece a nota, o único motivo que motivou o adiamento do anúncio da "short-list", teria sido a obtenção de mais informações sobre as propostas entregues pelos consórcios participantes deste programa.

Este procedimento é relativamente comum em qualquer lugar no mundo, principalmente se levarmos em conta o curto espaço de tempo entre a entrega das propostas e o anuncio da "short-list", que precisou ser ampliado ante a necessidade de esclarecimento sobre alguns pontos das propostas.

A mídia brasileira não especializada muitas vezes deixa de buscar embasamento junto a especialistas no assunto, e recorrentemente vemos graves erros de interpretação e informações incorretas sobre os mais variados assuntos que envolvem Defesa e questões inerentes a mesma.

Nós do GBN News, nos resguardamos a uma visão mais cristalina dos fatos, focando em materialidade e evitando suposições ou especulações, nos atendo à missão principal do jornalismo, que é trazer informações e notícias de credibilidade, buscando o máximo de imparcialidade possível, livre de ideologias político-partidárias, de maneira a merecer a confiança que nos é creditada pelo leitor.

Quanto a obtenção das corvetas, estivemos em contato com diversos partícipes do programa, e todas nos passaram a segurança do andamento do mesmo conforme o cronograma. Eles nos asseguraram também que o adiamento na divulgação da "short-list" de maneira alguma irá impactar negativamente no programa, pelo contrário, o projeto esta sendo conduzido de maneira muito séria e profissional pelos membros da Marinha do Brasil e da EMGEPRON, o qual tem sido encarado como uma das prioridades da Marinha do Brasil. Esta Força está atenta às necessidades de sua esquadra e busca de todas as formas manter sua capacidade operacional, sendo muito desse esforço "estrangulado" por um orçamento muito distante das realidades orçamentárias que necessita para conseguir obter os meios essenciais ao cumprimento de suas missões.

Longe de querer apontar culpados pela ingerência sobre nossas questões de defesa, quero aqui apontar para uma direção, a qual deve ser observada de maneira mais criteriosa e séria por nossa parte como brasileiros e contribuintes, uma vez que  somos nós quem pagamos a conta, somos nós que determinamos os rumos do país a partir de nossas escolhas e postura.

Este ano é ano de eleições, onde devemos escolher criteriosamente nossos representantes nas diversas esferas do poder público, mas nosso papel não termina após definirmos nossas escolhas nas urnas, pelo contrário, é a partir deste momento que começa nossa maior responsabilidade, cabendo-nos fiscalizar e acompanhar o trabalho de nossos representantes, verificando através dos sites de transparência que nos são disponibilizados, onde estão sendo alocados os recursos públicos, acompanhando o que nossos representantes tem proposto através de projetos e mesmo apontando a eles onde queremos que seja dada maior atenção.

Nós somos o Brasil, e o governo brasileiro é o mais absoluto reflexo de seu povo, que através dos meios democráticos coloca lá dentro os homens e mulheres que irão definir nossas política econômicas e sociais, que irão investir em nossa saúde, educação e defesa.


Por Angelo Nicolaci - Jornalista, editor do GBN News, graduando em Relações Internacionais pela UCAM, especialista em geopolítica do oriente médio e leste europeu, especialista em assuntos de defesa e segurança.


GBN News - A informação começa aqui.

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger