sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Concorrentes da "Tamandaré" se encontram na Marintech 2018

Durante a 15ª edição da Marintech South America, conseguimos conversar um pouco com representantes de algumas empresas que estão na disputa do Programa de Corvetas Classe Tamandaré, apesar de não ser um evento voltado ao campo de defesa, conseguimos algumas informações.

Foi possível encontrar algumas das empresas que disputam o contrato para construção das quatro corvetas da Classe "Tamandaré", navio de escolta que deverá ser a espinha dorsal da Marinha do Brasil enquanto nossas atuais fragatas chegam ao fim de seu ciclo operacional e não se define recursos para aquisição de novas fragatas.

Em nossa visita ao stand da Radiomar, empresa tradicional que atua há décadas no campo de eletrônica naval, fornecendo equipamentos e serviços que cobrem toda uma vasta gama de sistemas embarcados. A empresa que possui uma longa história de atuação no setor naval brasileiro, também é um dos grandes fornecedores de sistemas e serviços para Marinha do Brasil, cobrindo desde sistemas de comunicação até radares e sistemas de navegação. Em nossa conversa, a qual você poderá conferir em breve aqui no GBN News, tocamos no assunto da concorrência das CCT's, ao que nos foi informado que a empresa esta participando da concorrência em dois consórcios, porém, devido á cláusulas contratuais não pode revelar em quais ela participa como parte das empresas brasileiras que deverão compor a proposta das empresas participantes. Notamos que a equipe da Radiomar se mostra bastante otimista quanto á sua participação no programa, ao verificar que a mesma comercializa e dá suporte á vários sistemas da SAAB, deduzimos que a mesma é um dos integrantes do consórcio DAMEN/SAAB, nos restando a dúvida sobre o segundo consórcio que a mesma integra.

Outra empresa que manifestou grande otimismo, foi a fornecedora de sistemas de propulsão e geração de energia MAN, estando participando de três dos consórcios que disputam o contrato para construção de quatro corvetas para Marinha do Brasil. Devido algumas cláusulas contratuais, não foi possível obter o nome dos consórcios que participa. Mas uma dica aponta para participação na proposta do Consórcio Damen/SAAB como um dos consórcios que participa. É interessante aqui dizer, que a MAN presta suporte a diversos navios de nossa esquadra, tendo sido consultada sobre os motores que equipam o PHM "Atlântico", antes da Marinha do Brasil ter firmado o acordo de compra do navio, recebendo da mesma um relatório sobre as condições daqueles motores e a disponibilidade de componentes de reposição dos mesmos a médio e longo prazo, tendo em vista manter o novo navio da esquadra operacional por um longo período, onde foi firmado com a mesma um contrato de manutenção para o PHM. Inclusive, uma equipe da MAN irá realizar uma inspeção de rotina assim que o navio chegar ao Rio de Janeiro, o que visa atestar as condição após essa primeira travessia atlântica sob pavilhão brasileiro.

Visitamos também o stand da VARD-Promar, estaleiro subsidiário da Fincantieri, o qual foi responsável por prestar consultoria ao CPN (Centro de Projeto de Navios), onde teria realizado a revisão do projeto da nova classe de corvetas elaborado pela equipe da Marinha do Brasil. Com relação a esta questão, um dos representantes do Vard-Promar, citou que o serviço prestado a Marinha do Brasil, se limitou apenas a revisão dos cálculos estruturais do navio, não tendo realizado nenhuma intervenção no projeto original. O estaleiro que é um dos mais modernos do Brasil, disputa a concorrência como integrante da proposta apresentada pelo grupo italiano Fincantieri, apostando no projeto original da Marinha do Brasil para atender as necessidades da mesma, sendo uma das concorrentes que mostram maior peso na disputa, ao lado do GSL/Inace e Damen/SAAB, os quais despontam como favoritos nesta concorrência.

Em breve traremos mais informações sobre o andamento do programa após o adiamento do cronograma inicial do dia 27 de setembro para 30 de outubro.


GBN News - A informação começa aqui
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger