sexta-feira, 10 de agosto de 2018

O dia que um fusca e um F-5 se envolveram numa inusitada colisão

Todos nós conhecemos uma vasta gama de histórias e "casos curiosos", alguns já foram incorporados ao "folclore" da aviação brasileira, e dentre estes casos curiosos resolvemos contar a história que ocorreu no mês setembro em 1980, quando curiosamente um fusca e um F-5 da Força Aérea Brasileira se envolveram numa inusitada colisão.

O caso já foi contado muitas vezes ao longo das mais de três décadas, já tendo sido reportada em revistas especializadas em aviação militar e até revistas de contos. Bom, então vamos aos fatos:

Uma dupla de caças F-5 realizavam um voo de treinamento sobre a região de Varginha, quando uma das aeronaves sofreu uma pane, com pouco combustível para alternar para um aeroporto próximo, o piloto tomou a decisão de arriscar um pouso de emergência no meio do nada, e após observar as vias abaixo dele, identificou uma estrada que apresentava as condições necessárias para o pouso. Seu ala continuou sobre a área, acompanhando o procedimento de pouso e relatando os fatos decorrentes à base, afim de auxiliar nos trabalhos de resgate do piloto e sua aeronave, que estariam em uma área afastada, no meio do "nada".

Enquanto isso, um fusquinha bege vinha por uma das vias empoeiradas que davam acesso a BR-491 que liga Varginha á Paraguaçu, tudo seguia normalmente, até que ao adentrar a via principal e ganhar o asfalto, um trovejar antecedeu um breve impacto contra o teto do "fusquinha" sucedido de um clarão e finalmente o motorista podia ver um caça freando em sua frente. Acredito o susto que o mesmo deve ter levado, além de não ter acreditado no primeiro momento que tinha sido atingido por um caça!

O F-5 havia alinhado com a "pista" e tinha iniciado os procedimentos finais do pouso, mas eis que surge bem à sua frente um VW Fusca!!! O piloto rapidamente tentou evitar a colisão, mas infelizmente apesar da arremetida, seu trem de pouso atingiu o teto do pobre fusquinha. Felizmente o impacto não causou qualquer dano ao trem de pouso do caça, o qual completou com sucesso o pouso naquele que se tornaria um dos mais curiosos casos da aviação brasileira. 

Muitos ao ouvirem sobre a história duvidaram e partiram para o local afim de conferir o caso, e para nossa sorte ainda existem fotografias que testemunham a curiosa "colisão" entre um F-5 e um Fusca, naquele distante setembro de 1980. E um fato bem marcante e curioso, foi a reação do proprietário do fusquinha bege, que recusou a tentativa da Força Aérea de ressarcir o prejuízo ocasionado pela colisão com o caça, tendo alegado que se o fusquinha fosse consertado, ninguém acreditaria no seu relato daquele caso curioso e com certeza seria "duvidoso" sem materialidade do ocorrido...

Existem mais de uma centena de histórias curiosas envolvendo nossas forças armadas, e esta é uma delas, a qual como já citei acima, foi reproduzida por muitas revistas e outras mídias, onde tomei conhecimento na minha adolescência, onde era um ávido leitor da mídia especializada, em especial a Revista Força Aérea, Segurança & Defesa e Tecnologia & Defesa, as quais após me tornar adulto e um profissional do jornalismo especializado em defesa, tive o imenso prazer de conhecer vários jornalistas e editores daquelas fabulosas revistas da minha adolescência, as quais contribuíram muito para minha formação e conhecimento, o qual agora compartilho com nossos amigos e leitores, dando continuidade nesse importante trabalho que é atuar na mídia especializada brasileira.

O GBN News é uma mídia independente, especializada em geopolítica, segurança & defesa e suas tecnologias, comprometidos a divulgar notícias e informações com credibilidade e responsabilidade, contando a história desse nosso Brasil e divulgando a importância de nossas forças armadas e indústria de defesa ao nosso povo, mostrando ao mundo a grande nação brasileira e sua rica história e tradições.


Por Angelo Nicolaci - Jornalista, editor do GBN News, graduando em Relações Internacionais pela UCAM, especialista em geopolítica do oriente médio e leste europeu, especialista em assuntos de defesa e segurança.


GBN News - A informação começa aqui
Com informações da Revista Força Aérea
Share this article :

1 comentários:

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger