domingo, 26 de agosto de 2018

Morre John McCain, veterano do Vietnã e Senador norte americano

Neste sábado (25), as 16:28 os norte americanos perderam o senador John McCain, veterano do Vietnã, onde foi piloto aeronaval, o qual enfrentou cinco anos de cárcere como prisioneiro de guerra após ter seu A-4 Skyhawk abatido sobre Hanói.

John McCain teve uma vida de muitos altos e baixos, conforme você poderá conferir no vídeo que nosso parceiro Robinson Farinazzo lançou sobre este ícone da política norte americana, em "John McCain, o Vietnã e a Marinha".

o senador John McCain era republicano, vítima de um tumor no cérebro, morreu aos 81 anos em sua casa no Arizona. Figura icônica da política norte americana, teve uma vida marcada por altos e baixos, conhecido por uma juventude bastante conturbada, com fama de mulherengo e aventureiro, McCain teve grande sucesso na carreira política, onde exerceu vários mandatos como senador e tendo concorrido à presidência contra Barack Obama.

John McCain  nasceu no Canal do Panamá em 29 de agosto de 1936. Nascido em uma família com tradição naval, onde era filho e neto de almirantes da US Navy, seguiu a tradição e se formou na Academia Naval de Annapolis em 1958, posteriormente se formando aviador naval em Pensacola em 1960.

Era muito conhecido por ser festeiro e mulherengo, casou com a ex-modelo Carol Sheep em 1965, teve uma filha e adotou os dois filhos da sua esposa.

Mas em 1967, seguiu para Guerra do Vietnã, onde foi destacado para o destacamento aéreo embarcado no USS "Forrestal", onde foi piloto de caças-bombardeiros A-4 Skyhawk. Em sua passagem pelo USS "Forrestal", McCain escapou da morte. Era naquela ocasião capitão-tenente, e enfrentou o incêndio do USS ''Forrestal''. Onde conseguiu sair de sua aeronave em meio as chamas e estava tentando socorrer outro piloto quando uma bomba explodiu, sendo atingido pelos fragmentos nas pernas e no peito. O incêndio no USS "Forrestal" resultou na perda de 134 de seus tripulantes, representando uma grande perda a US Navy.

Após se recuperar dos ferimentos, McCain se ofereceu para operar aeronaves no USS "Oriskany", outro porta-aviões que atuava na "Operação Rolling Thunder". Neste período foi agraciado com a Comenda da Marinha e a Estrela de Bronze por suas missões realizadas sobre o Vietnã.

Mas foi durante sua 23ª missão de bombardeio sobre o Vietnã, quando estava no auge dos seus 31 anos, que teve sua aeronave abatida pelo fogo anti-aéreo, vindo a cair em território inimigo em 26 de outubro de 1967, McCain foi capturado e enfrentou o inferno do cativeiro no Vietnã, onde permaneceu por cinco anos e meio.

Após retornar aos EUA galgou vários comandos na US Navy, mas seu contato com a política começou em 1977, quando passou a atuar como oficial de ligação da marinha com o senado. Após deixar a marinha ingressou na política, onde chegou ao senado. Foi firme opositor da indústria do tabaco e da influência do dinheiro nas campanhas eleitorais, algo que lhe serviu para ganhar popularidade entre os meios de comunicação. John McCain foi um dos mais firmes defensores de Israel no Congresso dos Estados Unidos. Apoiou convictamente a Guerra do Iraque em 2003, tal como apoiou anteriormente a Guerra do Golfo em 1991. Apesar de pertencer ao mesmo partido de Trump, o mesmo retirou seu apoio e por diversas vezes criticou Trump. Com certeza é uma grande perda aos norte americanos.


GBN News - A informação começa aqui

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN News - GeoPolítica Brasil Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger