domingo, 26 de março de 2017

A linha vermelha de Putin na Síria não é um convite para Israel jogar roleta russa com Assad

Qual é o verdadeiro papel de Israel na guerra na Síria? Podemos realmente acreditar que ele não quer se envolver no conflito? E por quanto tempo Israel pode ser o braço forte de Washington na região, mantendo boas relações com a Rússia?

Um incidente menor ocorreu na semana passada na Síria, que poucos em Washington e Londres até mesmo notaram, mas que atraiu a atenção de nerds geopolíticos que observam os desenvolvimentos diários em Damasco. Israel realizou um ataque aéreo contra o que afirma ser um movimento de mísseis do Hezbollah. Em si, não foi notável e aconteceu no passado. Na verdade, os ataques de Israel têm tido como alvo geralmente os comandantes do Hezbollah ou o transporte de equipamentos.

O que fez este ataque notável foi a resposta do presidente sírio, Bashar Assad.

Não só ele lançou um míssil balístico em Israel, mas rapidamente declarou à mídia que não irá tolerar mais tais ataques. A última vez, de fato, que Assad emitiu tais advertências severas a Israel estava sobre as Colinas de Golan em 2013, quando ameaçou os israelenses com o uso de armas russas.


Mas agora a ameaça é mais ampla e questiona até que ponto a Rússia vai apoiar Assad, mas também até que ponto Israel está preparado para arriscar arruinar suas próprias relações com Moscou.

Desta vez, o presidente sírio está falando com um novo entusiasmo, quase como se ele tivesse o apoio militar completo da Rússia atrás dele. De fato, embora ele tenha sugerido em relatórios que queria de Moscou apoio contra qualquer revide no futuro, a retórica corresponde inteiramente com o que o presidente russo Vladimir Putin tinha advertido os inimigos regionais em 2015, quando a Rússia entrou na Síria com suas próprias forças.

A ameaça de retaliações de Israel via a pronunciamento do ministro de Relações Exteriores Lieberman que advertiu sobre a possibilidade de destruir completamente o arsenal antiaéreo da Síria sacudiu ligeiramente a cordial relação de trabalho que eles desfrutam com Moscou. Isso imediatamente resultou em que o embaixador de Israel em Moscou fosse convocado para se explicar, já que um acordo de 2015 foi assinado, pelo qual Israel ficaria fora do caminho de Assad e seus aliados no conflito.

O incidente acrescentou mais impulso ao dilema muito falado que Israel está atualmente com a nova administração dos Estados Unidos se instalando e uma nova dinâmica no desdobramento da guerra, muitos estão perguntando por quanto tempo Israel pode continuar a atravessar duas agendas geopolíticas opostas.

Não importa quão bom seja o mecanismo de coordenação entre os dois lados ", escreve Michael Koplow, do Fórum de Políticas de Israel, " o conflito fundamental no coração das visões israelo-russas sobre a Síria é que a linha vermelha de Israel é o estabelecimento de uma presença permanente iraniana Síria e Rússa é a redline é a eliminação da presença permanente iraniana na Síria . "

Em outras palavras, "algo tem que dar".

É como se Israel, Síria e Rússia estivessem agora entrando numa nova fase de recalibrar suas relações e papéis uns com os outros, mas também testar a água para ver quem recua quando o calor se acende. A Rússia não disse oficialmente que apoiará Assad se ele começar a disparar contra caças israelenses, mas o presidente sírio pensa claramente que sim. Mas essa não é a pergunta mais pungente, mas se os recursos esmagados de Assad no campo de batalha poderiam continuar a manter o terreno na Síria se ele fosse se envolver em uma nova campanha contra Israel.

Netanyahu está apostando em Assad não sendo tão estúpido quanto a se tornar vulnerável a grupos extremistas sunitas extremistas aproveitando suas tropas preocupadas com Israel, que provavelmente irá retomar o terreno-chave.

E, no entanto, Israel também está empurrando sua sorte em ameaçar atacar Assad por duas razões: em primeiro lugar, estaria esticando seus recursos militares, e a tentação do Hezbollah no Líbano vizinho para golpeá-la poderia ser muito para conter; Em segundo lugar, Israel simplesmente não pode dar ao luxo de irritar a Rússia e se tornar seu inimigo.

É preciso uma campanha aérea russa contra os seus caças, tanto quanto ele precisa de um buraco na cabeça.

Eu diria, no entanto, que Putin pode muito bem testar o quanto pode ir com Israel, que não está realmente em posição de lutar contra a Rússia ou seus aliados, o Hezbollah, ou o Irã. Ele pode muito bem usar a fronteira sírio-israelense como uma nova linha vermelha, como foi recentemente sugerido por Dan Shapiro, o ex-embaixador dos EUA em Israel sob o presidente Barack Obama.

Se quisermos acreditar no embaixador sírio na ONU, que recentemente advertiu que a resposta do seu governo aos ataques israelenses marca uma nova fase do conflito, onde os ataques israelenses mereceriam mais respostas, então o atual aparato diplomático está se equilibrando em uma faca .

Igualmente, se acreditarmos que um dos principais acadêmicos do Líbano, o Dr. Jamal Wakim, que afirma que Israel está se preparando para uma guerra com o Hezbollah no Líbano, então a Rússia dizendo a Israel que já não tem "reinado livre" no espaço aéreo sírio é um marco que todos os lados devem observar como um alerta lúcido. Se a Síria puder mover a última geração de foguetes de superfície para o Líbano sem medo de um ataque aéreo israelense, então a Rússia está estabelecendo dúvidas de uma vez por todas sobre o quão comprometida está com a Síria e seus aliados em qualquer disputa regional.

Mas Israel muitas vezes socos acima do seu peso em confrontos regionais, e a bravata batendo no peito de alguns dos seus apoiadores é de tirar o fôlego. Israel se reserva ao direito de responder" argumentou o acadêmico norte-americano Dan Arbell, no programa "CrossTalk" da RT.

No entanto, este argumento carece de gravitas quando colocado no contexto e perde a sua vantagem quando seguido pela resposta padrão de apologistas israelenses que lutam para justificar suas ações militares em nome de "defender" sua soberania: " Israel é o único país na Região que é uma democracia . "Isto foi combinado então pelas reivindicações que Israel não é envolvido na guerra e os lados com nenhum grupo particular. Na verdade, até a própria mídia israelense admite que seu próprio país " tratava conscientemente os membros de al-Nusra " em hospitais próximos à fronteira com a Síria, com uma conta médica média de 15 mil por combatente. Não demonstrando que " não esta envolvido ".

Duas vezes antes, no Líbano, Israel falhou em seus objetivos militares e, em particular, em 2006 massivamente subestimou a dinâmica do Hezbollah, que está no cerne desta disputa. E ser a " única democracia " não se levanta quando se vê como os países mais pobres e mais atrasados ​​na região confiam em estimular o nacionalismo apenas para que os líderes ganhem as eleições, no caso de Israel preparando uma terceira guerra com o Hezbollah no Líbano, que podemos esperar do primeiro-ministro Netanyahu. Ou seja, se ele ainda estiver no cargo quando ele chamar a eleição antecipada para abafar a publicidade negativa sobre as iminentes acusações de corrupção, uma das quais inclui subornar a mídia para dar-lhe uma cobertura positiva.

E assim, Israel pode muito bem ter conversas sobre atacar, mas muitos de seus argumentos nem sempre podem ser levados a sério, e quando podem, não devem ser levados muito a sério.

Israel deve ver os sinais de alerta e não agitar o urso russo. Se puder manter que o acordo "não fique no caminho" de Israel com a Rússia (na Síria), talvez esse mesmo princípio possa ser aplicado quando Israel atacar o Líbano sem interferência da Rússia.

Por enquanto, Israel recebeu um aviso claro da Rússia e de Assad na Síria sobre os ataques aéreos, um que provavelmente vai prestar atenção, como uma provocação de uma guerra agora com Assad pode ser difícil de ignorar, mas será um grande esforço.

Fonte: RT News - Tradução e adaptações GBN News
Share this article :

1 comentários:

  1. Torço sempre pela paz nesta região(apesar do USA ativar com seus aliados essas guerras desde 1910) Todos os povos tem que viver sem fronteiras.

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger