sábado, 4 de março de 2017

China vai aumentar orçamento de defesa em 7%

A China aumentará seu orçamento de defesa em cerca de 7% em 2017, sob justificativa de se proteger contra "interferências externas" em suas disputas, disse um funcionário do principal órgão legislativo, acrescentando que a "lacuna de capacidades" em relação aos EUA é enorme.

"Pedimos uma solução pacífica através do diálogo e da consulta em relação as áreas disputadas. Ao mesmo tempo, precisamos da capacidade de salvaguardar nossa soberania, interesses e direitos ", disse Fu Ying, porta-voz do Congresso Nacional Popular (NPC), principal órgão legislativo da China.

Ela acrescentou que "o fortalecimento das capacidades chinesas beneficia a preservação da paz e da segurança nesta região, e não o oposto".

"Em particular, precisamos nos proteger contra a intromissão externa nas disputas", acrescentou .

Fu não especificou as "disputas" ou o país que "se intromete" nos assuntos chineses, embora aparentemente se referisse às disputas territoriais do Mar da China Meridional e do Mar do Leste da China. O Mar da China Meridional, é um canal de importância estratégica, tem sido o centro das tensões entre várias nações que contestam recursos hídricos e offshore. A China, Filipinas, Vietnã, Malásia, Brunei e Taiwan têm reivindicações nesta região.

"Quanto à forma como a situação se desenvolve no futuro, isso depende das intenções dos EUA. As ações americanas no Mar da China Meridional têm um significado definido em termos de que maneira os ventos sopram" , disse, acrescentando que a " lacuna nas capacidades "com os EUA é enorme".

A cifra precisa para o orçamento de defesa de 2017 será fornecida pelo Premier Li Keqiang durante seu discurso na NPC na manhã de domingo (5).

Este é o menor aumento no orçamento militar chinês desde 2010. Em 2016, o país aumentou seus gastos em defesa em 7,6% para cerca de 138,4 bilhões de dólares. Fu disse que o aumento do orçamento de defesa de 2017 representa cerca de 1,3% do PIB.

No final de fevereiro, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que pretende aumentar o orçamento do Pentágono em 54 bilhões, como parte de um esforço para reconstruir os "militares empobrecidos " da América .

O diretor do Escritório da Administração e Orçamento da Casa Branca (OMB), Mick Mulvaney, disse que o orçamento total da defesa será de 603 bilhões, segundo informou a Associated Press.

GBN seu canal de informação e notícias
com agências
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger