quarta-feira, 1 de julho de 2015

Rússia se dispõe a devolver 20 navios de guerra para a Ucrânia


A Rússia está pronta para devolver mais de 20 navios de guerra ucranianos que ainda estão baseados na Crimeia assim que uma decisão neste sentido for tomada, segundo disse uma fonte no Estado-Maior da Marinha russa em entrevista coletiva nesta quarta-feira (1º).
"Assim que a paz for estabelecida, vamos levar mais de 20 navios da Ucrânia para águas neutras a fim de entregá-los aos representantes da Marinha ucraniana", disse a fonte.

Segundo ele, os navios ucranianos estão totalmente isolados nas bases principais da Frota russa do Mar Negro, não são utilizados em atividades diárias e têm sua segurança garantida pelos militares russos.

A fonte esclareceu que a Ucrânia já recebeu 45 de 66 navios e embarcações. "Havia 70 navios e embarcações ucranianos na Crimeia antes de março de 2014. Vários navios foram desmantelados no início de março de 2014 por decisão da agência militar ucraniana", explicou o funcionário


Em abril do ano passado, o Ministério da Defesa russo suspendeu a entrega para Kiev das armas e equipamentos militares ucranianos que haviam ficado na região após a reunificação da península ao território russo. 

No entanto, a medida não se aplicou a navios e aviões de guerra. Assim, no início de junho de 2014, os militares ucranianos receberam de volta 44 barcos e navios. No outono do mesmo ano (primavera no hemisfério sul), soube-se, entretanto, que o Conselho de Ministros da Crimeia havia atribuído parte dos navios e barcos que faziam parte da Marinha ucraniana para ministérios e agências da península.


Fonte: Sputnik News 

0 comentários:

Postar um comentário