quarta-feira, 1 de julho de 2015

EUA e Cuba anunciam reabertura de embaixadas

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o secretário de Estado, John Kerry, devem anunciar nesta quarta-feira (01/07) o restabelecimento das relações diplomáticas entre os EUA e Cuba, mais de 50 anos após o rompimento dos laços entre os dois países.
"Anunciaremos formalmente [na quarta-feira] que os Estados Unidos e Cuba chegaram a um acordo para retomar as relações diplomáticas e abrir embaixadas nas capitais dos dois países", afirmou um funcionário do governo americano.
Há seis meses, os dois países iniciaram um plano para normalizar as relações bilaterais. Obama e o presidente cubano, Raúl Castro, se encontraram em abril durante a 7ª Cúpula das Américas, no Panamá. Em maio, os EUA removeram Cuba de uma lista de países que financiam o terrorismo.
Os laços diplomáticos entre os dois países haviam sido rompidos em 1961. O novo acordo a ser anunciado nesta quarta-feira deverá permitir que os dois países ampliem suas presenças em Havana e Washington.
Ainda existem, porém, muitos pontos de discórdia, incluindo questões relacionadas a direitos humanos, propriedades de americanos confiscadas pelo governo cubano e danos causados pelo embargo comercial imposto a Cuba pelos EUA – o qual somente o Congresso americano pode remover.

Fonte: Deutsche Welle
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger