domingo, 22 de maio de 2011

Reino Unido encerra missão no Iraque


Os últimos militares britânicos deixaram neste domingo o Iraque, após concluir uma missão de formação de tropas iraquianas. Os soldados deixaram o país mais de oito anos após a invasão por uma coalizão internacional liderada por Estados Unidos e Reino Unido.

"Sim, concluíram a missão", afirmou o porta-voz do governo iraquiano, Alí al Dabagh, acrescentando que todos os militares britânicos deixaram o país.

O Reino Unido anunciou na quarta-feira que a missão de formação realizada pela Marinha Real para treinar os iraquianos seria concluída neste domingo, pondo fim às operações militares britânicas neste país.

A maioria dos soldados britânicos no Iraque já havia deixado o país em julho de 2009. No entanto, um contingente da Marinha Real, no último ano, voltou ao Iraque para treinar a Marinha iraquiana. A operação formou um total de 1.800 iraquianos em 50 cursos diferentes, dentre os quais incluem as armas ou a defesa de plataformas de petróleo.

Dabagh explicou que as tropas iraquianas assumiram a responsabilidade de proteger e controlar as fronteiras marítimas iraquianas e que contarão com a ajuda dos americanos caso seja necessário. Os EUA devem completar a retirada do Iraque no fim deste ano.

Apesar do fim da operação, conhecida como Telic, o Reino Unido manterá uma pequena representação na sua embaixada em Bagdá.

Fonte: Folha
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger