terça-feira, 24 de maio de 2011

Empresas e Universidades de São Bernardo do Campo assinam parcerias com Consórcio RAFALE INTERNATIONAL


O Consórcio RAFALE voltou a discutir possibilidades de parcerias entre empresas, universidades e institutos de pesquisa do Brasil e da França hoje durante o Seminário “As Oportunidades do Consórcio RAFALE para São Bernardo do Campo, Região do ABC e Brasil”, no SENAI Mario Amato, em São Bernardo do Campo. Cerca de 120 empresários, autoridades e acadêmicos brasileiros e franceses compareceram para trocar experiências e perspectivas para a indústria da região. Entre os presentes estiveram o prefeito Luiz Marinho, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre, e o diretor do Centro das Indústrias de São Bernardo do Campo, Mauro Miaguti.

A iniciativa faz parte dos esforços do Consórcio, que participa com o caça RAFALE do Programa F-X2, para o programa de cooperação industrial no país. A França é a única concorrente que oferece transferência irrestrita de tecnologia ao Brasil já garantida pelo governo francês – os projetos de offsets e cooperação cobrirão mais de 160% do valor do contrato de aquisição das aeronaves. Eventos similares foram realizados em São José dos Campos-SP e Belo Horizonte-MG no primeiro semestre de 2011, e serão continuados em outras cidades do país.

A partir dos diálogos firmados durante o seminário foram assinadas sete cartas de intenção entre empresas francesas e instituições de São Bernardo do Campo. Entre elas, uma carta de intenção do Consórcio RAFALE com a Prefeitura de São Bernardo do Campo e um acordo de cooperação entre Consórcio RAFALE, universidades da região do ABC e Prefeitura de São Bernardo do Campo. “Temos um projeto pedagógico inovador dentro das tendências do século 21, que se alinha perfeitamente às propostas de cooperação que fechamos com o Consórcio RAFALE”, comentou o reitor da Universidade Federal do ABC, Hélio Waldman. No total, já são 53 memorandos de entendimento assinados com empresas e instituições brasileiras. A oferta proposta pelo Consórcio RAFALE dentro do escopo do Programa F-X2 prevê 67 projetos em parceria com a indústria aeroespacial brasileira.

Luiz Marinho salientou a importância de estímulos à indústria local para o desenvolvimento econômico e social da cidade. “Nossa região já possui estrutura e talentos para oferecer ao setor aeroespacial e eventos como esse são a prova da confiança em nosso potencial”, comentou o prefeito. Durante o evento foi assinado um acordo de cooperação entre a Prefeitura de São Bernardo do Campo e o Consórcio RAFALE, visando parcerias na implementação de elementos na infraestrutura da cidade. “Uma parceria estratégica se define além dos acordos comerciais”, comentou Stéphane Mousset, Cônsul da França para assuntos econômicos, que também esteve presente no evento. Mousset destacou a tradição das diversas parcerias firmadas entre Brasil e França e a importância delas no que diz respeito ao crescimento de todas as instituições e empresas envolvidas.

Para Jean-Marc Merialdo, diretor da Dassault International, foi também uma oportunidade para reforçar o interesse do Consórcio RAFALE na região do Grande ABC. “Temos um pólo de desenvolvimento industrial na região essencial para a implantação da transferência total de tecnologia oferecida no Programa F-X2 e vamos aproveitar o Seminário para aprofundar nossos vínculos e planejar essa parceria estratégica com o Grande ABC e o Brasil”, ressalta o executivo.

O Seminário “As Oportunidades do Consórcio RAFALE para São Bernardo do Campo, Região do ABC e Brasil” foi realizado com o apoio do SENAI-SP, ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), FATEC (Faculdade de Tecnologia), FEI, SMABC (Sindicato dos Metalúrgicos do ABC), UFABC (Universidade Federal do ABC), Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo e do Governo da França.

Fonte: Dassault direto ao Geopolítica Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger