sexta-feira, 27 de maio de 2011

Centésimo Typhoon do Reino Unido


A BAE Systems comemorou a conclusão da 100a aeronave Typhoon, produzida na linha de montagem final de Warton, em Lancashire (Reino Unido). O caça Typhoon é a aeronave de combate multiemprego mais avançada do mundo, desempenhando um papel fundamental na manutenção de importantes competências de fabricação no país.

Como integrante do consórcio Eurofighter Typhoon, a BAE Systems é responsável pela produção de importantes peças da aeronave, inclusive da fuselagem dianteira, planos dianteiros, para-brisa e canópia, bem como pela execução da montagem final de todos os caças Typhoons destinados ao Reino Unido. As atividades de projeto, desenvolvimento e fabricação deste caça sustentam mais de 100 mil empregos, englobando 400 empresas em toda a Europa.

De acordo com Tom Fillingham, Diretor de Programas Aeronáuticos da BAE Systems: “É com grande prazer que estabelecemos este importante marco em nossa trajetória. Junto com o Ministério da Defesa do Reino Unido e a Real Força Aérea (RAF) continuamos firmes em nosso compromisso de aprimorar e modernizar a capacidade desta aeronave. Este trabalho, conhecido como o programa de Modernização da Capacidade Futura do Typhoon, é vital para o sucesso futuro do caça, tanto no Reino Unido como para nossos clientes existentes e futuros, em todo o mundo”.

Gary Moore da área de Suporte e Equipamentos de Defesa do Ministério da Defesa do Reino Unido recebeu a aeronave em nome da RAF, declarando: “Tenho grande orgulho em receber o 100o caça Typhoon. Trabalho no programa há mais de 14 anos em atividades que vão desde projeto e desenvolvimento até aceitação da primeira aeronave biposto produzida em 2003”.

Curiosidades:

A Eurofighter Jagdflugzeug GmbH administra o programa Typhoon em nome das Empresas Parceiras Eurofighter na Espanha e Alemanha: Alenia Aeronautica, BAE Systems e Cassidian, as principais empresas aeroespaciais da Europa.

Mais de 260 aeronaves já foram entregues às forças aéreas das quatro nações parceiras e a outros clientes, acumulando, no total, mais de 110 mil horas de voo. Existem também instalações de montagens finais em Manching (Alemanha), Getafe (Espanha) e Turim (Itália).

No Reino Unido, a RAF trabalha com o apoio da BAE Systems garantindo que o Typhoon esteja sempre 100% disponível operacionalmente na proteção e na defesa do espaço aéreo nacional, 24 horas por dia, sete dias na semana. O papel desta aeronave inclui defesa aérea e interceptação aérea.

A RAF opera os caças Typhoon de suas bases de Coningsby (Lincolnshire), Leuchars (Escócia) e Mount Pleasant (nas Ilhas Falkland). Atualmente, estes caças se encontram em atuação na Líbia.

O voo de estreia do primeiro caça britânico Typhoon de produção ocorreu em 14 de fevereiro de 2003. Em 2004, o Typhoon entrou em serviço nos quatro países integrantes do consórcio – Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido.

Fonte: Bae Systems ao GeoPolítica Brasil
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN News - GeoPolítica Brasil Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger