sábado, 21 de maio de 2011

Rio Grande do Sul usará bens do tráfico no combate às drogas


O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), assinaram nesta sexta-feira (20) um termo de cooperação que permitirá o uso de bens apreendidos em operações contra o tráfico em futuras ações de combate às drogas.

A medida prevê que os veículos, dinheiro e imóveis apreendidos sejam repassados para as polícias e entidades que atuam no combate e prevenção às drogas antes mesmo de haver condenação definitiva dos acusados.

Se eles acabarem condenados, o Estado passa a ser proprietário definitivo. Em caso de absolvição, o suspeito recebe o bem (ou o valor equivalente) de volta.

A medida está prevista no Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, criado pelo governo gaúcho e aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado em março.

"É importante que tratemos a segurança pública como uma política de integração, com atuação de todos os entes da federação", disse Cardozo.

Na última sexta-feira (13), o governo estadual conseguiu autorização judicial para colocar o programa em prática.

Em Santa Maria (286 km de Porto Alegre), foram entregues à Polícia Civil seis carros que haviam sido apreendidos em operação da Polícia Federal em 2009. Os veículos vão reforçar a frota em investigações e atividades de inteligência.

A partir de agora, com a assinatura do termo de cooperação entre os governos federal e estadual, o processo de transferência dos bens deve ganhar agilidade, conforme o ministro e o governador.

Na mesma cerimônia, o Rio Grande do Sul formalizou sua participação na campanha de desarmamento de 2011. O Estado é o segundo a aderir, depois do Rio de Janeiro.

No fim da cerimônia, em ato simbólico, o ministro da Justiça e o governador usaram uma marreta para inutilizar um revólver entregue por um cidadão à Polícia Federal.

"No Brasil, ainda há preconceito, um entendimento de que portar uma arma é se defender. Mas basta observar que os homicídios caíram depois de lançarmos as campanhas de desarmamento", disse Cardozo.

Fonte: Folha
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger