sexta-feira, 27 de maio de 2011

No G8, Reino Unido promete US$ 175 mi em ajuda aos países árabes


O Reino Unido prometeu £ 110 milhões (US$ 175 milhões) para impulsionar reformas nos países árabes que passam por uma transição democrática, indicou nesta quinta-feira um porta-voz do primeiro-ministro David Cameron em Deauville (noroeste de França), onde se realiza a cúpula do G8.

A promessa foi feita pouco depois de o premiê britânico ter afirmado que, apesar de seus problemas econômicos, as nações mais industrializadas do mundo devem ajudar o Oriente Médio e o Norte da África, ou ficarão expostas a uma propagação do "extremismo venenoso".

Entre os países que serão beneficiados por esta ajuda estão Tunísia e Egito, onde as revoltas populares derrubaram no início de 2011 regimes autoritários no poder há décadas durante a chamada "Primavera Árabe", assim como Marrocos e Jordânia, disse o porta-voz de Cameron, que participa da cúpula.

Cerca de £ 40 milhões serão destinadas à promoção de reformas políticas enquanto os outros £ 70 milhões ficarão concentrados no desenvolvimento econômico, indicou.

"Este apoio aos povos do mundo árabe está no coração de nosso interesse nacional. Uma incapacidade de atuar poderá provocar instabilidade na porta da Europa, um retorno a regimes autoritários, conflitos e terrorismo", acrescentou o porta-voz.

Fonte: France Presse
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger