sábado, 21 de maio de 2011

Oneness a dica do GeoPolítica Brasil para seu fim de semana


A dica cultural desse fim de semana é a exposição Oneness de Mariko Mori. Depois de passar por uma temporada em Brasília chega ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) no centro do Rio de Janeiro.


Nesta última sexta (20) estive por lá conferindo a obra da artista contemporânea japonesa de maior visibilidade no ocidente. A exposição apresenta obras muito interessantes, bem como a nova tendência artística que venho notando nas últimas amostras e exposições, a interação da obra com o público, fazendo com que o público interaja e tenha uma experiência própria, como é o caso do WAVE UFO, onde três pessoas entram por vez e através de sensores conectados a elas é possível interagir com a obra, com isso vemos uma clara mudança na arte,onde antes a obra era entendida pela visão do artista e pela interpretação da mesma, hoje vemos a quebra desses paradigmas e o surgimento de uma nova visão de arte, especialmente pelo largo uso de tecnologia.


A obra que dá nome a exposição apresenta um círculo de seis figuras confeccionadas em technogel (material novo, que fica entre o sólido e o líquido), medindo 1,35 m, que interagem ao toque do visitante. Oneness é uma alegoria da conectividade, uma representação do desaparecimento dos limites entre si mesmo e os outros. Um símbolo da aceitação do outro e um modelo do conceito budista de unidade, de que o mundo existe como um só. E Transcircle, um anel de nove pedras de vidro coloridas e brilhantes, controlado interativamente, numa fantástica reinterpretação dos círculos de monólitos pré-históricos. A mostra apresenta também vídeos, fotografias e desenhos. Um grande passeio pela obra e pelo pensamento de uma das pessoas mais influentes da arte contemporânea.


Vale a pena conferir, lembrando que é preciso ter um pouco de paciência para entrar no WAVE UFO, pois as filas são grandes, pois cada grupo de três pessoas leva 20 minutos. Para ter uma ideia, seu editor ficou na fila por 2h:50min.


Esta dada a dica, neste sábado e domingo se estiver com sua família pelo Rio de Janeiro é uma boa pedida, a entrada é franca. A exposição permanecerá aqui até 17 de Julho, depois seguindo para São Paulo.

Endereço do CCBB: Rua 1º de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro - Funcionamento de Terça - Domingo das 9h ás 21h.

Angelo D. Nicolaci
editor
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger