terça-feira, 24 de maio de 2011

ConMar debate a Segurança dos Portos Brasileiros com Marinha, ABTP, ANTAQ e Conportos



A segurança dos portos brasileiros é destaque na agenda da ConMar - Conferência Nacional de Segurança e Proteção Marítima, que a Clarion realiza no Rio de Janeiro entre os dias 7 e 9 de junho. O evento terá a participação de oficiais da Marinha Brasileira e de representantes da Secretaria de Portos, ABTP, ANTAQ, Conportos e Autoridades Portuárias, entre outros.

Para abrir o debate sobre segurança portuária a Clarion convidou a Secretaria de Portos, que deve atualizar os participantes sobre projetos como o VTMS – que prevê o controle e monitoramento eletrônico de embarcações. Complementa a discussão a palestra sobre a melhoria da segurança marítima nos portos e em suas proximidades, conduzida pelo diretor técnico da ABTP – Associação Brasileira de Terminais Portuários, Luis Fernando Resano.

A atuação da Autoridade Marítima na garantia e regulamentação do tráfego aquaviário no Brasil será tema da palestra do Vice-Almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, diretor de Portos e Costas da Marinha. Em seguida, o Vice-Almirante Luiz Augusto Correia falará sobre a atuação e a missão do Tribunal Marítimo Brasileiro, entidade que preside desde 2006.

A Conportos - Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis falará sobre os benefícios reais das auditorias das normas de ISPS Code nas instalações portuárias e sistemas de segurança, além de mostrar como será o modelo de auditoria adotado. Das 241 instalações portuárias brasileiras, atualmente 75% delas possuem a declaração de cumprimento do ISPS Code, e mais de 15% estão com o termo de aptidão, que funciona como uma declaração provisória.

Estão programadas para o dia 9 de junho as apresentações do diretor da ANTAQ, Thiago Pereira Lima, sobre o papel da agência na supervisão e fiscalização dos portos, e do delegado da Polícia Federal Luiz Carlos de Carvalho Cruz, sobre o Plano Nacional de Segurança em resposta a incidentes de proteção de navios, plataformas e instalações portuárias.

Ainda sobre segurança portuária, merece destaque na agenda da ConMar o painel sobre a importância das Guardas Portuárias no cenário da Segurança Pública Nacional com a participação do Comandante Celso Simonetti Trench Junior, Superintendente da Guarda Portuária do Porto de Santos – CODESP. Este painel terá a presença do Delegado da Polícia Federal Luiz Carlos de Carvalho Cruz, além de representantes de outras instituições convidadas.

A ConMar - Conferência Nacional de Segurança e Proteção Marítima é promovida pela Clarion com o patrocínio da AEL Sistemas, G4S, L3 Communication e McJee, e apoio institucional da ABIMDE e ABTP. Mais informações sobre o evento e inscrições no site www.confmaritima.com.br ou pelo telefone 11-3893-1300, ramal 231.

Mais um evento com apoio do GeoPolítica Brasil.
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger