segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Notícias direto do Centro Operações no "Alemão", GeoPolítica Brasil no Front do Rio



Hoje (29) pela manhã estivemos em coletiva com o Cel. Lima Castro, que mais uma vez reafirmou que as forças do Estado não irão mais sair do Complexo do Alemão. A cúpula de segurança esta discutindo como se dará a ocupação desta importante comunidade que era o principal reduto dos traficantes da facção Comando Vermelho. Ainda não se pode precisar quem irá conduzir a ocupação desta área, mas já esta confirmada a criação de uma ou mais UPP’s no complexo, isso irá depender de estudos que serão feitos e da necessidade que se apresente.


A Secretaria de Segurança tinha planos para que tal operação de retomada destas áreas do poder do tráfico ocorresse apenas dentro de um ano á um ano e meio, pois estavam conduzindo um processo de planejamento e aquisição de novos equipamentos e veículos para realizar tal missão, bem como a preparação de cerca de 3,6 mil homens para aumentar o contingente da corporação. Desta forma seria possível tal operação apenas com a participação das polícias civil e militar. Mas com as atitudes provocativas perpetradas na última semana, com ataques em diversas áreas do Estado levando o caos aos cidadãos do Rio de Janeiro, as forças do Estado se viram obrigadas a reagir de forma enérgica e decisiva contra tais criminosos.


As forças policiais do Estado receberam o importante apoio logístico da Marinha do Brasil, que após autorização do Ministro da Defesa em doze horas mobilizou suas viaturas blindadas sobre lagartas M-113 e CLANFS, além dos 8x8 Mowag Piranha III e mais de 300 fuzileiros navais, que por sua missão constitucional possuem capacidade de pronto emprego devido a suas características expedicionárias e experiência em atuação nos mais diversos cenários de combate. Ainda participaram de forma fundamental as tropas do Exército Brasileiro, com os paraquedistas realizando o cerco e controle de entrada e saída das zonas ocupadas e a Força Aérea que forneceu apoio aéreo com três aeronaves e um centro avançado de comunicação, empregando duas aeronaves CH-34 Super Puma e um UH-1H no apoio aéreo aproximado conduzindo tropas a pontos estratégicos ou dando apoio com atiradores de elite.

Todo esse aparato mobilizado intimidou de forma decisiva os criminosos, que como foi notado na última quinta-feira fugiram do complexo da Vila Cruzeiro como ratos rumo ao complexo do Alemão, ta operação de ocupação conseguiu êxito em apenas quatro horas, então as forças de segurança partiram para o cerco ao Alemão, que surpreendentemente foi rapidamente ocupado em apenas duas horas, resultando na apreensão de mais de 40 toneladas de drogas e mais de 50 fuzis, além da prisão de importantes chefes do tráfico que há muito tempo estavam foragidos.


Sem seu território e a sua intimidação, usando a população local como escudo, tais facínoras largaram tudo e estão buscando fugir, mas o Estado vai caçar todos eles e levá-los a julgamento pelos seus crimes, trazendo mais segurança a nossa sociedade e desmantelando este importante elo do trafico de drogas na cidade. Como exemplo do medo destes covardes, o “Zeu” foi preso por um Tenente escondido debaixo de uma cama. Sem a proteção de suas “fortalezas”, pois até então sem os blindados sobre lagartas, o acesso a tais áreas representava um risco muito grande para nossos policiais, e levaria muito tempo e ao custo de muitas vidas.


Também foi anunciado que a PMERJ tem capacidade de formar até sete mil novos policiais em 2011 se for necessário com as atuais instalações.

Ás 11:00 horas fomos convidados junto com repórteres de outras agências de notícias e de redes de televisão para conhecer o Centro Integrado de Operações, que esta funcionando dentro do Batalhão de Olaria. Tal centro funciona como concentrador de informações e análises de campo, onde são definidos onde e como serão empregados os meios disponíveis.


Neste centro há um núcleo de integração da Força Aérea, trata-se de um posto avançada de comando e controle das operações aéreas, onde as informações são passadas diretamente para as aeronaves envolvidas, agilizando a resposta de apoio aéreo. A frente destas operações esta o Maj.Av – Fábio Reith do III COMAR.


A Marinha do Brasil tem nesse centro também um importante papel, onde o Capitão-de-Fragata (FN) Ricardo esta comandando o núcleo de blindados sobre lagartas e 8x8 utilizados no apoio logístico e transporte dos polícias civis e militares para as zonas de combate. Ressaltando que a Marinha tão logo recebeu a autorização do Governo Federal para dar apoio nas operações demandou apenas 12 horas para mobilizar seus blindados e mais de 300 homens em apoio às forças de segurança pública, uma amostra clara da capacidade de pronto emprego de nosso Corpo de Fuzileiros Navais, seu profissionalismo e capacidade de emprego imediato em qualquer cenário em que se faça necessário, seja contra ameaças externas ou mesmo internas.


No momento que estávamos saindo podemos acompanhar a chegada de mais uma apreensão de drogas, onde o Maj. Rodrigues do 17º BPM apresentou 70 Kg de cocaína pura, vidros de lança-perfume, uma mira telescópica, coletes aprova de balas e munição 7,62mm que estavam escondidos junto ao lixo. Além desta apreensão ainda foram detidos dois criminosos que tentavam fugir se passando por trabalhadores, um deles sem documentação e outro com extensa ficha de passagens por tráfico.


A operação continua por tempo indeterminado, e os números de apreensões aumentam a cada hora, em cada incursão as equipes policiais trazem mais material apreendido e capturam mais criminosos.

O GeoPolítica Brasil parabeniza mais uma vez o fantástico trabalho coordenado entre as forças de segurança estaduais, federais e militares que vem trazendo a tona em nossa sociedade um sentimento de confiança e segurança.

Amanhã o GeoPolítica Brasil estará mais uma vez acompanhando de perto esta importante operação e trazendo a você um conteúdo de qualidade.

Angelo D. Nicolaci
GeoPolítica Brasil
Share this article :

2 comentários:

  1. Fantástica cobertura Angelo!!!
    Um grande abraço a todos...

    ResponderExcluir
  2. engraçado foram os jornais chamarem de tanks pesados os blindados da marinha.

    ResponderExcluir

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger