domingo, 28 de novembro de 2010

Guerra no Rio já deixa pelo menos uma lição


A OPERAÇÃO de guerra contra a bandidagem fluminense, realizada em conjunto pelas Forças de segurança federais e estaduais, já deixa uma lição importante que, espera- se, seja aprendida e colocada em prática de uma vez por todas no Brasil: a necessidade de haver um entendimento fraternal entre parlamentares, presidente da República, governadores e prefeitos – sejam eles de quais partidos forem – ao menos em questões básicas que envolvam aspectos fundamentais da condição humana. A segurança é apenas um deles.

Há anos, na Zona Norte do Rio, o Complexo da Penha era dominado pela bandidagem, e tido como um território praticamente impossível de ser retomado pelo poder público.

Pois bem: em um dia de operação, a região foi devolvida à população.

Mágica? Não. Trabalho em conjunto. Sim, há males que vêm para o bem. O terror e o pânico que deram origem a toda essa lamentável situação no Rio devem servir de lição aos novos governadores, parlamentares e à presidente eleita, que tomam posse em 1º de janeiro, para que, a partir de então, o Brasil extirpe definitivamente de sua política o nefasto hábito de integrantes de partidos opostos não se unirem e não se ajudarem em prol do bem comum.

Se o Brasil realmente deseja tornar-se uma nação desenvolvida, é necessário que suas autoridades, de forma geral, passem a atuar efetivamente neste sentido. É preciso que governadores não queiram saber a sigla à qual pertencem os prefeitos que lhe batem à porta solicitando verbas, e que a presidente ignore se o governador ou parlamentar que lhe pede ajuda é ou não da base aliada.

As ações coordenadas no Rio entre as polícias estadual e federal, as Forças Armadas e os membros dos Executivos são uma grande lição e um grande exemplo de como a união não só faz a força como também é a única saída para problemas que há décadas permanecem sem solução no país.

Saúde, educação, cultura, meio ambiente e diversos outros setores inerentes à cidadania aguardam ansiosamente que a bela experiência de cooperação política vista no Rio se torne regra, e não mais uma exceção.

Fonte: JB On Line
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger