terça-feira, 30 de novembro de 2010

Brasil e Bolívia discutem acordo para combater tráfico de drogas e armas


Os Governos de Brasil e Bolívia chegaram a um acordo nesta segunda-feira para aprofundar o diálogo e estreitar sua colaboração na área de segurança fronteiriça e de combate ao tráfico de drogas e de armas, informaram fontes oficiais.

Os dois países realizarão reuniões periódicas para o desenvolvimento de um plano que poderá contemplar a patrulha conjunta da fronteira comum e o uso partilhado de tecnologia, disseram em entrevista coletiva o ministro de Governo boliviano, Sacha Llorenti, e o titular da Justiça brasileiro, Luiz Paulo Barreto.

"É impossível fazer a patrulha física dos 16 mil quilômetros de fronteira. A melhor maneira de coibir o tráfico é a integração entre os países, o uso de tecnologia e a troca de inteligência", destacou Barreto.

No marco do acordo, o Brasil enviará em dezembro uma missão de técnicos a La Paz que vão realizar uma apresentação sobre as experiências brasileiras contra a lavagem de dinheiro, que despertaram o interesse do Governo boliviano, segundo Barreto.

A Bolívia também enviará ao Brasil uma equipe para conhecer as características de um avião não-tripulado que o país utiliza na vigilância das fronteiras.

"Nosso propósito é fortalecer a Unasul (União das Nações Sul-Americanas), melhorar a troca de informação e combater o narcotráfico", afirmou Llorenti.

Barreto também anunciou a futura realização de uma reunião trilateral com o Peru, na qual se debaterá a possibilidade de realizar operações entre os três países contra o narcotráfico na região de fronteira comum.

"O objetivo é uma cooperação ampla na América do Sul. É a hora de ter um plano de combate ao crime organizado na região, principalmente em relação ao narcotráfico", disse Barreto.

O ministro brasileiro afirmou que manteve conversas similares com autoridades de Paraguai, Argentina e Uruguai e anunciou novas reuniões em novembro com os Governos de Colômbia e Peru.

Fonte: EFE
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger