terça-feira, 16 de novembro de 2010

SIPRI: Venda de aeronaves de combate é um potencial desestabilizador


O número de aeronaves de combate representou um aumento de 27% no valor do total de transferências de armas nos últimos cinco anos. O Stockholm International Peace Research Institute (SIRPRI) em um novo relatório diz que esta posição dominante é ainda mais evidente quando se somam todos os componentes e armas que são transferidos para utilização com aviões de combate: Mísseis, bombas, sensores e motores (mais 7%) são levados em conta.

Para o estudo do SIPRI são definidas como aeronaves de combate aviões a jato que sejam desenhados principalmente para se envolver combate ar-ar ou ar-terra. "Esta definição não inclui um número significativo de aeronaves menores, como treinadores a jato, que muitas vezes têm um papel secundário ou mesmo primário de combate (como os chineses K-8 ou o British Hawk), outras aeronaves leves armadas (como o brasileiro EMB-314, o suíço PC-7 e PC-9), aviões de guerra anti-submarino
ou helicópteros armados. "Se estas forem incluídas, mais de 50% das principais de transferência de armas envolvem aeronaves.

Onze exportadores entregaram 995 aeronaves para 44 nações. Siemon Wezeman, membro sênior do Programa de Armas SIPRI e autor do estudo, diz que aviões de combate são frequentemente apresentados como uma das armas mais importantes, necessárias para a defesa, mas "esses mesmos aviões dão aos países que o possuem potencial para facilmente e atacar países vizinhos. As aquisições de aviões de combate, assim, claramente podem ter um efeito desestabilizador sobre grandes regiões, como reações às aquisições apresentadas em várias regiões.”

Comentando a frente do China Airshow 2010, em Zhuhai, perto de Hong Kong, Wezeman diz que o fato dos aviões de combate formar um segmento tão grande nas grandes transferências de armas "não é surpreendente nem radicalmente nova." Entretanto, com o seu potencial súbito para ataques de longo alcance, aviões de combate estão entre as armas com maior potencial de causar instabilidade. Eles também possuem um alto valor de aquisição e operação, portanto, um pesado custo sobre os orçamentos militares. “Por estas razões, as transferências de aviões de combate foram e continuam sendo uma questão de grande importância e preocupação”.

O estudo do SIPRI aponta que a Rússia e os EUA são de longe os dois maiores fornecedores de aeronaves de combate e isso é provável que continue. Os EUA exportaram 331 novos aviões F-16C, F/A-18E e F-15E e produziu um número semelhante de F/A-18E e aeronaves F-22 para suas próprias forças, no período 2005-2009. as exportações russas chegaram a um total de 215 aeronaves Su-25, Su-27, Su-30 e MiG-29, ultrapassado o número de aviões produzidos para uso próprio em uma proporção de 10 para 1. "Com base no que conhecemos, este padrão provavelmente não irá mudar para os EUA, enquanto para a Rússia, a proporção de aviões produzidos para uso nacional é susceptível a aumentar."

aeronaves de segunda mão foram responsáveis por 26% dos aviões transferidos. A Ucrânia, com um estoque enorme de aviões excedentes da era soviética, entregou o maior número de aviões de segunda mão com 68 aeronaves entregues neste período, representando 27% do número total de aeronaves de segunda mão transferidas. Após os EUA, o produtor original e maior utilizador de aeronaves F-16, a Bélgica e os Países Baixos eram os maiores exportadores de F-16, ambas com as aeronaves que se tornaram excedentes devido à redução no tamanho das suas forças armadas vendidas.

Wezeman aponta a Índia, Emirados Árabes Unidos (EAU) e Israel, como os maiores importadores de aviões de combate para o período 2005-2009, assim como muitos outros importadores de aviões de combate em regiões de graves tensões internacionais. Outra dimensão a se levar em conta, é que sete dos oito estados com armas nucleares incluem aviões de combate entre os sistemas de dissuasão destas armas, algo não muito discutido quando os países exportadores de aviões de combate vêem as vendas como "grandes oportunidades de negócio."

Os aviões de combate são peças caras do arsenal militar: o custo de uma aeronave avançada custa cerca de $ 40 milhões cada, e muitas vezes muito mais que isso, diz o SIPRI. Programas de aquisição de aviões de combate são os mais caros programas de equipamento militar para muitos países. O custo dos programas de aquisição é realçado ainda mais por causa de outros contratos de alto valor, como armamento, treinamento, peças de reposição, manutenção e suporte técnico, ou de infra-estruturas são frequentemente assinados simultaneamente.

Além disso, os custos operacionais são elevados e significativos, resultam também em importantes programas de atualização (por exemplo, atualizações de meia-vida) que muitos aviões de combate, após 15-20 anos serviço são submetidos. Devido ao seu alto custo, aviões de combate podem pesar muito sobre os orçamentos militares. Mesmo para os países ricos, a aquisição de tais sistemas pode definir os rumos da política de defesa e uma doutrina por muitos anos, uma vez que os países não são susceptíveis de dispor de um alto valor para tal mudança.

Para os países produtores de armas, as vendas de aviões de combate formam uma proporção significativa de suas exportações e muitas vezes são as exportações de maior valor. Enquanto todos os produtores desenvolveram e continuam a desenvolver os seus aviões de combate para uso nacional, eles também vêem as exportações como quase uma necessidade, a fim de recuperar parte dos custos elevados de desenvolvimento. Governos dos países produtores, portanto, muitas vezes oferecem o melhor para conseguir as vendas. Isso inclui visitas repetidas por funcionários de alto escalão, incluindo presidentes e primeiros-ministros, extensas medidas de compensação, créditos, transferências de tecnologia para as indústrias locais e entregas rápidas.

Devido aos elevados valores dos programas de aviões de combate, não é surpreendente que as empresas produtoras de aeronaves ou componentes principais ou armas para eles estão sempre entre as maiores empresas produtoras de armas no mundo.

Fonte: Defense & Professional

Tradução e adaptação: Angelo D. Nicolaci
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger