sexta-feira, 19 de novembro de 2010

EUA enviarão tanques de combate ao Afeganistão


Os Estados Unidos vão enviar no mês que vem tanques de combate ao Afeganistão pela primeira vez desde o início da guerra contra o Taliban, há nove anos, informaram nesta sexta-feira as forças militares dos EUA e da Otan no território afegão.

Uma companhia com aproximadamente 14 tanques M1A1 Abrams e 115 fuzileiros navais será deslocada para a província de Helmand, no sudoeste do Afeganistão, um antigo reduto do Taliban, disse um oficial da Força Internacional para Assistência à Segurança (Fias), liderada pela Otan.

Os tanques de 68 toneladas darão às forças afegãs e dos EUA mais poder de fogo e margem de manobra, ao mesmo tempo que contribuirão para limitar o número de mortos e feridos entre os civis, disse o oficial da Fias.

O sistema ótico dos Abrams também ajudará a localizar locais usados pelo Taliban e prejudicar a colocação de bombas caseiras durante a noite, as quais têm sido uma importante ferramenta para a guerrilha.

Até agora as áreas de combate não vinham permitindo o uso de grande número de tanques por causa do terreno montanhoso, bem como a grande quantidade de pequenas propriedades agrícolas no sul, divididas por diques de irrigação e paredes feitas de argila.

Tropas do Canadá e da Dinamarca têm usado um pequeno número de tanques no sul do Afeganistão.

A informação havia sido antecipada pelo diário Washington Post, segundo o qual o general David Petraeus, comandante das forças da Otan e dos EUA no Afeganistão, havia aprovado a medida em outubro.

Fonte: Reuters
Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger