Foi anunciado na ultima quarta-feira (30), que o Grupo Iveco formalizou a venda de sua divisão de defesa, que inclui as marcas IDV e ASTRA, para a gigante europeia Leonardo, especializada em defesa e segurança. O valor da transação é de 1,7 bilhão de euros, consolidando uma nova potência italiana com capacidades para competir em nível mundial no segmento de defesa terrestre.
A decisão da Iveco, anunciada inicialmente em 7 de fevereiro de 2025, visa separar o negócio de defesa do setor de veículos comerciais, proporcionando maior foco e flexibilidade estratégica para ambos os negócios. Com essa movimentação, os colaboradores da IDV e ASTRA integrarão um grupo maior e mais robusto, capaz de investir significativamente em inovação e expansão.
Ao unir as plataformas de mobilidade e veículos protegidos da IDV e ASTRA aos avançados sistemas de defesa da Leonardo, a parceria promete entregar soluções completas para a defesa terrestre, não só para a Itália, mas também para toda a Europa e mercados globais.
Olof Persson, CEO do Grupo Iveco, comentou: “Este acordo eleva o negócio de defesa do Grupo Iveco à sua dimensão adequada, tornando-o um participante focado e de classe mundial na defesa terrestre ao lado da Leonardo. Nossos colegas da divisão de defesa passarão a integrar um grupo com escala e capacidades integradas para competir em todos os níveis e em todas as plataformas, com potencial para contínua inovação e desenvolvimento.”
A conclusão da operação está prevista para 31 de março de 2026, sujeita às aprovações regulatórias e à finalização da cisão do negócio. Após o fechamento, o Grupo Iveco planeja distribuir o produto líquido da venda aos seus acionistas, via dividendo extraordinário.
O Goldman Sachs Bank Europe SE, Succursale Italia, atuou como consultor financeiro, enquanto a Freshfields prestou assessoria jurídica ao Grupo Iveco durante a transação.
Esta aquisição reforça a posição da Leonardo como um dos principais atores do setor de defesa terrestre, ampliando seu portfólio e sua competitividade global em um mercado de crescente relevância estratégica para a segurança nacional e internacional.
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário