O Departamento de Estado dos Estados Unidos aprovou uma potencial Venda Militar Estrangeira (FMS, na sigla em inglês) ao Egito, que inclui o avançado Sistema Nacional de Mísseis Terra-Ar (NASAMS) e suporte logístico associado, num contrato estimado em US$ 4,67 bilhões. A decisão foi oficialmente comunicada ao Congresso americano pela Agência de Cooperação para a Segurança da Defesa (DSCA).
De acordo com as informações divulgadas, o governo egípcio solicitou um pacote robusto composto por quatro radares AN/MPQ-64F1 Sentinel, 100 mísseis ar-ar de alcance estendido AIM-120C-8 AMRAAM-ER e 600 mísseis AIM-9X Sidewinder Block II. A proposta inclui ainda equipamentos de comunicação, sistemas de treinamento, receptores GPS, peças de reposição, ferramentas de suporte, além de serviços técnicos prestados por terceiros.
A possível aquisição tem como objetivo fortalecer as capacidades egípcias de vigilância e resposta a ameaças aéreas contemporâneas e emergentes, ampliando significativamente a cobertura de defesa de seu espaço aéreo. Segundo a DSCA, o Egito está apto a incorporar os novos sistemas sem dificuldades operacionais, o que facilitará a integração com suas forças armadas.
Em nota oficial, o governo norte-americano declarou que a proposta de venda contribui para os interesses estratégicos dos EUA no Oriente Médio, ao reforçar a segurança de um parceiro-chave fora da OTAN e promover a estabilidade regional. Ainda segundo Washington, a transferência de tecnologia e equipamentos “não alterará o equilíbrio militar básico na região”.
GBN Defense - A informação começa aqui
com DSCA
0 comentários:
Postar um comentário