quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Unasul cria conselho específico para monitorar eleições na região



A Unasul (União de Nações Sul-Americanas) vai criar um Conselho Eleitoral, encarregado de organizar missões de observação nas eleições nos 12 países-membros, decidiram os chanceleres do bloco em reunião nesta terça-feira em Buenos Aires. Hoje, missões semelhantes costumam ser enviadas pela OEA (Organização dos Estados Americanos) e pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Foram criados dois grupos de trabalho para redigir um projeto de estatuto para o novo conselho e definir os critérios que guiarão as missões de observação e acompanhamento dos processos eleitorais.

Antes mesmo da formação do órgão, a Unasul já teve pedidos para monitorar o referendo constitucional de 9 de outubro no Paraguai, as eleições de juízes na Bolívia, em 16 de outubro, e as eleições gerais na Guiana, no próximo ano.

Criada em 2008 como instituição de coordenação política da América do Sul, a Unasul já criou sete conselhos, incluindo os de defesa, saúde, drogas e infraestrutura. Ontem (23), a Colômbia tornou-se o último dos 12 países a ratificar sua adesão à entidade, depois de aprovada pela Corte Constitucional do país. No Brasil, a adesão foi aprovada pelo Congresso no início deste ano.

Fonte: Folha

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger