quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Exército dos EUA investe US$ 7 bilhões em energia renovável



O exército norte-americano pretende suprir, ao menos, um quarto de seus gastos energéticos através de fontes renováveis. O desafio deve ser cumprido até o ano de 2025 e, para que isto vire realidade, devem ser investidos US$ 7 bilhões.



O assunto é tratado com tanta seriedade, que as forças armadas criaram um departamento especial para definir as estratégias, chamado de Escritório de Iniciativa em Energia (EIO, da sigla em inglês), que tem como uma de suas funções conseguir parcerias que facilitem a inserção de tecnologias para a produção energética. “Através desse escritório, pretendemos trabalhar muito duro com o setor privado”, explicou o secretário do Exército, Jonh M. McHugh, em uma teleconferência aos jornais dos EUA.



Somente o governo federal norte-americano gasta 1,5% de toda a energia usada no país. Deste montante, 80% é utilizado apenas pelo departamento de defesa, no qual está incluso o Exército. McHugh explica que através dessa iniciativa o governo pretende usar melhor o dinheiro resultante dos impostos pagos pela população, que será direcionado, tanto à segurança, quanto à redução da dependência da nação por combustíveis fósseis.



A parceria com o setor privado deve proporcionar a compra de equipamentos a preço de custo e, em contrapartida, as empresas têm a garantia de um grande cliente, que é o Exército. A expectativa é de que o projeto resulte na produção de dez megawatts de energia limpa.



Até o momento, as Forças Armadas dos EUA já têm 126 projetos de energia renovável em andamento, um deles inclui a instalação de uma central de energia solar na base da Califórnia.



Fonte: Revista Exame

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger