terça-feira, 30 de agosto de 2011

Irã convida líder dos rebeldes líbios a visitar Teerã



O ministro das Relações Exteriores iraniano, Ali Akbar Salehi, convidou o chefe do Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio, Mustafa Abdel Jalil, a realizar uma viagem oficial a Teerã, informou um comunicado do ministério nesta terça-feira.

Segundo nota divulgada pela pasta, durante conversa telefônica realizada na noite de segunda-feira, Salehi convidou Abdel Jalil a viajar a Teerã "na primeira ocasião" que tiver.

O chefe da diplomacia iraniana também cumprimentou "a vitória da revolução do povo muçulmano líbio e insistiu no desenvolvimento das relações entre a República islâmica do Irã e a Líbia".

O diálogo telefônico foi o primeiro contato oficial entre o Irã e o CNT desde a queda do ditador Muammar Gaddafi. O Irã, apesar de saudar a "vitória do povo líbio muçulmano", não anunciou o reconhecimento formal do CNT.

O comunicado afirma que o embaixador do Irã na Líbia, que havia saído de Trípoli "após o movimento de contestação do povo líbio", voltará em breve a seu posto.

Abdel Jalil, por sua vez, disse esperar que Salehi "viaje em breve à Líbia". O líder do CNT também agradeceu "a República islâmica do Irã pela ajuda e a assistência ao povo líbio nos momentos difíceis" e expressou seu desejo de "um reforço das relações entre os dois países".

Salehi afirmou no último domingo que o Irã havia enviado secretamente ajuda humanitária aos rebeldes líbios antes da queda de Gaddafi.

Apesar de expressar sua solidariedade com a luta dos rebeldes líbios, Teerã sempre condenou a intervenção militar da Otan na Líbia.

Fonte: France Presse

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger