segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Irã protesta por cancelamento do contrato de entrega dos S-300



Outro capítulo foi aberto nas relações entre Teerã e Moscou a respeito da entrega do sistema de defesa aérea S-300 para o Irã. Segundo a agência iraniana FARS, o Irã entrou com uma ação contra o governo russo em um tribunal internacional de arbitragem por ter anulado um contrato para cinco unidades do avançado sistema de defesa aérea. A queixa legal foi anunciada em 25 de agosto pelo embaixador iraniano na Rússia, Mahmoud Reza Sajjadi. No entanto, o embaixador não especificou se a denúncia foi protocolada na Corte Internacional de Justiça, que resolve disputas entre Estados.

O contrato, que tinha sido assinado no final de 2005, inclui a compra do modelo S-300V do sistema de defesa aérea. A última versão da série S-300 é o S-300PMU2, que tem um alcance de 195 km (cerca de 120 milhas) e pode interceptar aeronaves e mísseis balísticos em altitudes de 10 metros a 27 quilômetros. O S-300 é considerado um dos mais eficazes sistemas de defesa aérea do mundo, comparável em desempenho com o sistema Patriot construído nos EUA.

ENTRE OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS E um embargo de armas

Apesar de um relatório da agência de notícias russa RIA Novosti, afirmando que o Irã já tinha arquivado a queixa cerca de seis meses atrás, as autoridades russas expressaram sua surpresa com o movimento iraniano. De acordo com a agência de notícias Interfax, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo Alexander Lukashevich disse: "Tendo em conta a natureza tradicionalmente amigável das relações bilaterais, o fato de que os nossos parceiros iranianos tenham escolhido este caminho não pode deixar de causar surpresa."

Lukashevich acrescentou: "O cumprimento pela parte russa do respectivo contrato tornou-se impossível devido à Resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas " Adotado em Junho de 2010, em uma quarta rodada de sanções contra o Irã, a resolução proíbe toda a atividade, principalmente "comercio relativo ao enriquecimento de urânio e outros materiais ou tecnologia nucleares em outros Estados ". Além disso, proíbe a transferência de "qualquer tanque, veículos blindados de combate, sistemas de artilharia de grande calibre, helicópteros de ataque, ou mísseis e sistemas relacionados ou partes" para o Irã.

Nos últimos anos, a Rússia parecia dividida entre suas obrigações contratuais, a pressão internacional, bem como o medo de sustentar perdas significativas por cancelar o contrato. De acordo com um analista militar russo, a decisão de não ir em frente com o contrato custaria a Rússia cerca de 1 bilhão, além de 300 á 400 milhões em multas e penalidades contratuais.

No entanto, como as sanções da ONU contra o Irã foram temperadas à luz da resolução da ONU de 1929, o presidente russo Dmitry Medvedev assinou um decreto em 2010 que proíbe o fornecimento dos S-300, bem como outros sistemas de armas ao Irã.

A decisão russa foi tomada apesar dos Estados Unidos a garantir que a entrega do sistema S-300 não representaria uma violação da resolução. Um porta-voz do Departamento de Estado explicou que em junho de 2010 "A [Resolução] 1929 proíbe a venda e transferência de itens no Registro de Armas Convencionais, que não inclui o S-300."

REAÇÕES

O Irã, por sua vez, já havia realizado várias tentativas para colocar pressão sobre o seu parceiro contratual. Entre muitos esforços ineficazes para obter os sistemas russos e melhorar as capacidades do Irã de defesa aérea, o ministro da Defesa Ahmad Vahidi chamado à Rússia no final de 2009 para cumprir o contrato, provocativamente alegou que ele não "acha que é certo para a Rússia ser visto no mundo como um país que não cumpre as suas obrigações contratuais. "

Quando ficou claro que a Rússia ainda impediu a entrega dos sistemas comprados, o ministro iraniano da Defesa, General Ahmad Vahidi, anunciou em um comunicado desafiador em abril de 2010 que o Irã pretende desenvolver seus próprios sistemas de defesa aérea semelhante ao sistema S-300. Além disso, ele disse que um sistema de defesa aérea de médio alcance já havia sido desenvolvido com sucesso, explicando que consistiu em "três radares e um míssil produzidos internamente que tem uma grande agilidade e um alcance de mais de 40 quilômetros".

Em novembro de 2010, altos oficiais militares disseram ao site do Irã TV Press que o sistema anunciado é um análogo do S-300, uma versão simples atualizada do S-200 de fabricação soviética - um sistema que entrou em serviço em 1967 e foi adquirida pelo Irã no final de 1980. O S-200 é considerado obsoleto em comparação com modernos sistemas de defesa aérea e contramedidas implantados em aeronaves ocidentais.

Os temores de um VIZINHO SOB PRESSÃO

Por razões bem conhecidas, Israel se destacava entre as fileiras dos adversários internacionais ao contrato, tendo uma postura mais dura do que os protestos de outros líderes políticos ao redor do mundo. Como relatado em agosto de 2009, o presidente israelense, Shimon Peres pediu repetidamente que Medvedev não realiza-se a entrega dos sistemas. Peres alertou sobre uma mudança perigosa do "delicado equilíbrio de poder" na região caso o Irã recebe-se o S-300. Colocando o assunto em um contexto internacional, o presidente israelense disse que Israel tem "uma prova clara de que as armas russas chegam às mãos de organizações terroristas, especialmente o Hamas e o Hezbollah, que os recebem do Irã e da Síria".

É improvável que tais sistemas de defesa aérea valiosa seria objeto de comércio ilícito de armas envolvendo o Hamas ou forças da milícia Hezbollah. No entanto, a chamada era direcionada a uma parada completa na cooperação militar entre a Rússia e o Irã. Israel tem um óbvio interesse em manter todas as suas opções para reagir a qualquer ameaça potencial vindo de um Irã com armas nucleares ou para impedir que tal desenvolvimento seja concluído.

Isto pode também incluir um ataque aéreo contra instalações iranianas. Tal ataque preventivo pode ser seriamente prejudicado caso o Irã possua sistemas de defesa aérea S-300. A visão cética das capacidades do S-300 em mãos iranianas foi publicado, explicando que o S-300 "poderia causar mais problemas para a defesa aérea iraniana do que eles valem".

Fonte: Defense & Professional
Tradução e Adaptação: GeoPolítica Brasil - Angelo D. Nicolaci

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger