terça-feira, 23 de agosto de 2011

Líbia - O fim esta próximo?





Nos últimos dias temos acompanhado pelas agências de notícias informações sobre o avanço rebelde em Trípoli, capital Líbia e sede do poder. Muitas informações tem sido veiculadas pela mídia mundial, que chegou inclusive a anunciar a prisão de um dos filhos de Kadhafi, porém o mesmo se apresentou á reporteres no hotel onde os mesmos se encontram e desmentiu tal informação.

Aqui como distante observador, procuro filtrar as informações que nos chegam e tento cruzar as fontes para poder extrair o que parece ser o que realmente se passa, irei postar as principais notícias entorno desta insurreição que tomou a Líbia e tem causado instabilidade de certa forma no mercado de petróleo.


A principal pergunta que se faz hoje não é mais se kadhafi irá cair, mas quando e como isso se dará, pois o massivo apoio da OTAN aos rebeldes fez com que a balança pendesse contra o governo líbio, com isso assistimos a um avanço dos rebeldes rumo a tomada do poder neste país.


O que eu me pergunto agora, e com muita preocupação é, o que será da Líbia após o fim da era Kadhafi? Algo nebuloso e impreciso de se prever, porém as possibilidades não serão muito animadoras á sua população, que mesmo vivendo sob uma ditadura possuía um país tido como avançado em termos de IDH.


Particularmente eu vejo como uma medida muito perigosa a participação da OTAN neste conflito, tomando partido em um âmbito o qual não é previsto a Carta das Nações, violando ai deliberadamente uma série leis e convenções previstas pelo direito internacional. O que pode dar margem futura de mais violações das convenções internacionais em conflitos intraestatais os quais se realize intervenções externas como no caso da Líbia.


Outras perguntas que me faço é, qual será o preço real ao Ocidente da queda de Kadhafi? Será realmente vantajoso retirar de cena um ator o qual já conhecemos e sabemos como lidar? Os rebeldes que em breve assumirão o poder, estão preparados para sustentar o IDH e o equilibrio que havia na Líbia antes do inicio desta guerra civil?


São questionamentos que não tem uma resposta imediata e precisa, porém devem ser feitos não só aqui, mas em âmbito político internacional, afinal a estabilidade de toda a região pode vir a ser comprometida, como vimos acontecer no Iraque, onde tirou-se um ditador do poder, mas não se alcançou estabilidade e coesão interna, com isso gerando um conflito que já perdura por anos e não apresenta uma solução para isso.


Resumindo, faço uma última pergunta: O fim esta próximo? Creio que não. A queda de Kadhafi será apenas o principio de mais uma zona de instabilidade na região conflituosa do Oriente Médio e Norte da África.


Peço que os leitores exprimam aqui suas perspectivas quanto a tudo que foi exposto aqui, para que possamos compartilhar de pontos de vista diferentes e compartilhar nossos conhecimentos.


Angelo D. Nicolaci

Editor GeoPolítica Brasil

Share this article :

1 comentários:

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger